Secretaria Nacional de Segurança Pública entrega armas não letais

    A secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, entrega nesta terça-feira (26/04) 25 armas...

    A secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, entrega nesta terça-feira (26/04) 25 armas  não letais à Guarda Municipal de Diadema (SP). A cidade é o primeiro município da região do ABCD paulista a receber esse tipo de equipamento do governo federal. A entrega será realizada na sede da Guarda Municipal, às 9 horas, e contará com a participação de autoridades locais. 

  Os equipamentos doados são armas taser, armamento que imobiliza o agressor, por meio de choque elétrico. Esse tipo de armamento reforça o combate ao crime com a preservação da vida. 
  As pistolas taser serão utilizadas pelas autoridades de Diadema na Operação Integrada de Fiscalização, que acontece nos finais de semana em diversos pontos da cidade. A operação tem a participação de fiscais da Prefeitura e das polícias Militar e Civil, além da própria Guarda Municipal.
  Implantada em julho de 2010, a Operação Integrada busca ampliar os resultados obtidos pelo programa “Diadema Legal”, que fiscaliza o cumprimento da Lei de Fechamento de Bares (LM 2.107, de 15 de julho de 2002), criada pela secretária Regina Miki quando estava à frente da Secretaria de Segurança Pública de Diadema. No primeiro trimestre deste ano, a Operação registrou 821 ocorrências, sendo elas de veículos multados (625), locais com execução de som alto (61), veículos com som alto (41), veículos apreendidos (40) e bares abertos após 23 horas (30).
 
Treinamento
  Além de fornecer as armas, o Ministério da Justiça também dará treinamento especializado, que será realizado em maio, por integrantes da Força Nacional. O aspecto não-letal presente a tecnologia no armamento garante maior segurança no manuseio e no controle adequado de seu uso pelo agente policial. Inicialmente, 50 guardas civis municipais de Diadema receberão esse treinamento. 
 
  
Fonte:
Site do Ministério da justiça
www.portal.mj.gov.br
Publicado em 25/04/2011

Outras Notícias