Rio Grande do Norte precisa também de polícia pacificadora

  Em qualquer pesquisa de opinião pública, o eleitor aponta a segurança pública como uma de suas maiores preocupações. Não é para...

  Em qualquer pesquisa de opinião pública, o eleitor aponta a segurança pública como uma de suas maiores preocupações. Não é para menos. Em algumas regiões do país, vive-se uma verdadeira guerra civil.

  Mesmo nos recantos do Brasil, como aqui no Rio Grande do Norte, a população está a mercê da bandidagem organizada. E o tráfico de drogas tem sido o motor de muita violência.
  O crime organizado está cada vez mais presente no nosso estado. Prova é o roubo às agências do Banco do Brasil de Martins e Umarizal que foram atacadas com explosivos. Ficaram destruídas.
  Martins e Umarizal ficam localizadas na região Oeste do Estado. A região é marcada por muita violência – mortes, roubo de cargas e de automóveis nas estradas, roubo a bancos e caixas lotéricas. A população oestana convive com um clima de faroeste.
  O futuro governador ou governadora do Estado precisa ficar atento ao problema, considerado pelo governante de plantão como um problema histórico. A insegurança é geral, chaga nacional, mas nem por isso devemos nos conformar e aceitar passivamente que a bandidagem tome conta dos lugares.
  Por incrível que pareça, os próximos governantes devem buscar no Rio de Janeiro um programa que está dando certo na deflagrada guerra civil das favelas cariocas: as Unidades de Polícia Pacificadoras – as chamadas UPPs. Nove comunidades do Rio de Janeiro já sentem os efeitos benéficos da presença destas unidades de polícia que têm levado a presença do Estado às populações antes entregues ao narcotráfico.
  O futuro governador ou governadora do Rio Grande do Norte deve conhecer as UPPs e tentar adequá-la à realidade local. Por quê não?
  Temos áreas em Natal e em Mossoró que não deixam a dever ao inferno vivido pela população nas favelas do Rio de Janeiro. O que dizer da região Oeste do Estado, sempre carente de mais policiamento?
  O portal Nominuto.com iniciou uma série de perguntas aos candidatos ao Governo do Estado e o tema da semana passada, coincidentemente, foi a segurança pública.
Faremos perguntas a cada semana até as eleições de outubro. É a contribuição que o portal dá ao debate político, longe da briga por nomes e por cargos.
 
Fonte:
Site do No Minuto
www.nominuto.com.br
Publicado em 20/07/2010

Outras Notícias