Praças da PM e Corpo de Bombeiros intensificam mobilizações nesta terça (29)

Reuniões na Assembleia Legislativa, Assembleia Geral seguida de caminhada rumo à Governadoria e Reunião na SEARH revelam os avanços na luta dos militares

Hoje foi um dia ímpar no calendário de mobilizações dos militares estaduais na luta por melhorias dos serviços de segurança pública oferecidos à população, através da valorização profissional da classe. Pela manhã, titulares das entidades representativas de praças do RN se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ricardo Motta e o líder do Governo na Assembleia, o deputado Getúlio Rego, para apresentar a viabilidade financeira do Projeto de Lei de Promoção de Praças e pedir apoio dos parlamentares para a aprovação mais célere do documento.

Durante a reunião, os deputados se comprometeram em intermediar, junto ao Poder Executivo, pela tramitação mais ágil do Projeto. Foi também solicitada uma reunião com o Colegiado de Líderes da Assembleia Legislativa para discutir a questão. “Estamos animados com o apoio dos deputados estaduais para as nossas lutas e reivindicações”, declara o presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros do RN (ASSPMBM/RN), Eliabe Marques.

Logo mais, às 14h, mais de trezentos militares estaduais da PM e Corpo de Bombeiros se reuniam em Assembleia Geral Unificada, realizada no Clube Tiradentes. Após algumas deliberações necessárias, partiram em caminhada pacífica rumo à Governadoria, para solicitar providências do Poder Público quanto à tramitação do Projeto de Lei, que desde agosto está parado na SEARH.

Ainda na tarde de hoje, representantes de Associações também estiveram reunidos na Governadoria, com o subsecretário Mário Sérgio Gurgel, para o encaminhamento de informações importantes sobre o impacto financeiro que o Projeto de Lei poderá apresentar. A previsão dada pelo representante do Governo, na ocasião, foi que no dia 15 de novembro, os estudos e análises necessários seriam concluídos. Após isso, o próximo passo seria o envio do Projeto de Lei à Consultoria Geral do Estado (CGE) para análise Jurídica e em seguida para aprovação na Assembleia Legislativa.

“Percebemos que foi aberto um canal de diálogo com o Governo para o atendimento das nossas demandas. Esperamos que o Poder Público dê ao Projeto de Lei a devida atenção que ele requer legitimamente”, completa o presidente da ASSPMBM/RN. Está marcada para o dia 18 de novembro uma nova Assembleia Geral Unificada, no Clube Tiradentes. Na reunião, serão avaliadas as ações do Governo a favor do Projeto de Lei e decididas as próximas atividades de mobilização dos militares. “Até lá, nós, representantes das associações, vamos trabalhar no encaminhamento das informações do Projeto, para que siga à Assembleia ainda neste ano”, acrescenta Eliabe.

Outras Notícias