Policiais Militares se mobilizam para reivindicar melhores salários por todo Brasil

 Essa semana foi repleta de movimentos por vários estados do país, em prol melhores condições de trabalho e remuneração adequada para os profissionais...

 Essa semana foi repleta de movimentos por vários estados do país, em prol melhores condições de trabalho e remuneração adequada para os profissionais de segurança pública. 

  Foram ao todo seis estados brasileiros (Rio de Janeiro, Rondônia, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte) a mobilizarem seus policiais e bombeiros militares. A onda de movimentos é um sinal de que a insatisfação dos policiais e bombeiros militares é generalizada em todo país. As mobilizações se fazem necessárias para que a sociedade tenha conhecimento dos problemas da segurança pública, e para que os governos estaduais e federal tomem alguma posição com relação as reivindicações da categoria.
 Aqui no RN, o movimento vem contando com a participação dos praças e dos oficiais Policiais e bombeiros militares, que estão se reunindo periodicamente em conjunto com o Comando Geral da PM/RN, para discutir o Subsídio e o Estatuto da categoria. 
O intuito dos encontros é conseguir um denominador comum que contemple os profissionais da segurança pública. Sargento Eliabe Marques, presidente da ASSPMBM-RN, destaca que o objetivo do movimento no RN é conquistar as demandas sem usar do recurso da mobilização nas ruas, “queremos que nossos direitos sejam garantidos da melhor forma possível, e já percebemos que só a união da categoria é que irá conquistar isso. A exemplo dos colegas de outros estados estamos na luta por melhores condições de trabalho e salários, por isso apoiamos todos os movimentos realizados pelo país. Aqui estamos nos preparando para uma grande assembléia geral, que acontecerá no dia 21 de maio, onde definiremos os rumos da luta no nosso estado”, declarou o sargento.
  Próximo dia 31 de maio, acontecerá em Brasília-DF uma audiência pública na Câmara dos Deputados visando retomar a discussão do piso nacional (PEC 300/446). Representantes dos profissionais de segurança pública de todo Brasil estarão participando da audiência, levando a situação de cada estado.
 
Confira abaixo o resumo de alguns dos movimentos desta semana:
RONDÔNIA:
  Policiais militares do Estado de Rondônia fecharam batalhões na capital Porto Velho. O motivo foi a prisão do soldado Jesuino Boabaid, militar preso por ordem da justiça militar e do Comando de Operações Especiais, devido a participação do policial em mobilizações por melhores salários naquele Estado.
 
MINAS GERAIS:  
  Os policiais militares e bombeiros de Minas Gerais fizeram uma assembléia para discutir as propostas da campanha salarial 2011, depois saíram em caminhada até Centro da capital mineira mobilizando a categoria, e mostrando para a sociedade as suas demandas. A caminhada contou com a participação de mais de 10 mil policiais e bombeiros militares. 
 
PERNAMBUCO: 
  Insatisfeitos com a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo do Estado, policiais militares voltaram às ruas e decidiram realizar uma operação padrão. Além da 
melhoria salarial estão entre as reivindicações:  
  * Utilização de coletes à prova de balas com menos de cinco anos de uso; motoristas de viaturas devem ter carteiras D e E, além de treinamento específico para as ações.
 
Dênia Cruz Sckaff
Assessoria de imprensa da ASSPMBM-RN
imprensa@asspmbmrn.org.br
84.3223-8601
 

Outras Notícias