PMs e BMs - Balanço das eleições 2012.

 Nas eleições municipais de 2012 cidades de vários estados brasileiros escolheram militares estaduais como representantes nas Câmaras Municipais. Ponto positivo para...

 Nas eleições municipais de 2012 cidades de vários estados brasileiros escolheram militares estaduais como representantes nas Câmaras Municipais. Ponto positivo para as cidades. Ponto positivo para suas respectivas corporações.  Ter um militar estadual como participante na política representativa, ainda que na esfera municipal, é uma forma das corporações ter uma voz no cenário político, credenciada pelo poder do voto popular. Nas Câmaras Municipais o militar estadual deve servir como ponte das demandas da categoria com a assembléia legislativa. Quando o candidato tem o respaldo da categoria o sucesso no pleito é garantido, pois conta com o apoio da coletividade.

Foi o que aconteceu, por exemplo, em Fortaleza que elegeu o Capitão Wagner (PR) como o vereador mais bem votado, alcançando a marca de 46.665 mil votos na capital.  Wagner Sousa ganhou popularidade na capital cearense após liderar os sete mil policiais militares de Fortaleza durante uma greve por melhorias para os PMs cearenses, em novembro de 2011. O mesmo aconteceu com o ex-soldado Marco Prisco, que foi eleito em Salvador - BA, com mais de 14 mil votos. Ele foi o principal líder do movimento grevista dos Policiais Militares e uma das peças chaves na negociação entre o grupo da corporação e o governo do estado da Bahia. 
 
 
                                                           
                    Cap. Wagner - vereador mais votado                                       Prisco - 4º vereador mais votado em 
                    em Fortaleza/CE                                                                     Salvador/BA
 
 
Eleições no RN
 
Em vários outros estados essas histórias se repetiram. No Rio Grande do Norte não foi diferente.  O Policial Militar José Ribamar Leite Nóbrega é o mais novo vereador da cidade de Ipueira, região Seridó do RN. O Sargento PM Dantas foi eleito vereador no município de Macau. Mossoró elegeu, também como vereador, o Sd PM Jadson, ex-presidente da APRAM, com  1.732 votos. Os resultados positivos em algumas cidadas do RN demonstra o quanto a categoria está unida em torno de seus líderes.
 
                   
     Duduca - Vereador em Ipueira       Sgt. Dantas - Vereador em Macau                      Sd. Jadson - Vereador Mossoró                                                                                                                                                     
 
Já a Câmara Municipal do Natal não vai contar com um representante dos militares estaduais nos próximos 4 anos.  Vários foram os candidatos que disputaram os votos dos policiais e bombeiros militares para o cargo de vereador. Juntos, os candidatos Sgt Regina, Cabo Jeoás, Capitão Nilo, Sd Franklin Eduardo, Sgt Andrea, Sgt Wellington e o Sd Eduardo Canuto somaram mais de 8 mil votos. No entanto, nenhum deles obteve, individualmente, votos suficientes para se eleger. 
 
Análise
 
Na análise do presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN, Sgt Eliabe Marques, a capital potiguar ficou sem um representante entre os vereadores, pois nenhum dos candidatos contava com o respaldo dos militares estaduais. “A categoria já demonstrou sua força política ao eleger, em outros momentos, militares como o Sgt Siqueira (2004) e a Sgt. Regina (2008). A tropa se uniu e apoiou esses nomes vendo neles representantes de suas demandas. Nesse pleito os votos ficaram divididos entre vários candidatos. A desunião provocou a perda da cadeira da categoria na câmara”. Declarou o presidente.
 
O caminho para garantir o respaldo da tropa, na visão do presidente da ASSPMBM/RN, começa no diálogo entre os possíveis candidatos e a base. “Aqueles que se propuserem a representar politicamente os militares estaduais devem, de alguma forma, submeter seus nomes à escolha da categoria. Assim a tropa escolhe aquele que deve lhe representar entre os que se propuseram. Tendo um só candidato escolhido pela maioria, fica mais fácil reunir um maior número de votos em torno desse nome e assim garantir a representação nas casas Legislativas”. Considerou o sargento.
 
A falta de um representante na Câmara Municipal enfraquece as articulações da categoria para futuros pleitos eleitorais, principalmente o que ocorrerá em 2014, quando serão eleitos deputados estaduais e federais em todo o país – as duas instâncias que tem legitimidade para discutir e encaminhar matérias de interesse da categoria policial e bombeiro militar.
 
"Portanto, parabenizo todos os policiais e bombeiros militares que participaram do pleito eleitoral de 2012. Entendo que é através da representatividade que a nossa voz será ouvida. Mas quero aqui deixar um parabéns especial a todos os militares estaduais que foram vitoriosos nas urnas, pois os resultados CONFIRMAM que as candidaturas que tiveram RESPALDO da CATEGORIA foram bem sucedidas. É bom que sirva de lição: o mandato e a continuidade dele deve ser uma construção COLETIVA". Declarou o Sgt Eliabe.
 
Assessoria de Imprensa da ASSPMBM-RN
imprensa@asspmbmrn.org.br
84.3323-8601

 

Outras Notícias