Operação “Segurança com Segurança” é executada em batalhões da PM de todas as regiões de Natal

Mais dois batalhões aderiram à ação que consiste na mudança de atitude dos praças, em defesa de condições mais dignas de trabalho

A mobilização dos praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, em defesa da aprovação do Projeto de Lei de Promoção de Praças, ainda neste ano, ganha a adesão de mais militares do RN. Através da Operação “Segurança com Segurança”, os policiais somente vão às ruas, caso lhes sejam oferecidas as condições mínimas de segurança para o exercício da função militar, seja em equipamentos de proteção individual, como em relação ao estado de conservação das viaturas, que esteja em obediência ao Código Nacional de Trânsito Brasileiro.

A operação que começou nesta quinta-feira (05) sensibilizou militares para a causa e, hoje, participam da ação, o 3º Batalhão, que atende a Zona Sul de Natal, o 5º, responsável pelo policiamento da região de Pirangi, também na Zona Sul, o 4º Batalhão, que atende a toda Zona Norte da cidade, o Esquadrão Águia, ligado ao CPRE, que atua em ocorrências de trânsito, o 9º Batalhão, responsável pela Zona Leste de Natal e o 1º, que atende a ocorrências na Região Oeste. Ao todo, estão paralisadas 46 viaturas policiais e 14 motos.

“Pedimos desculpas à população pelo transtorno gerado. No entanto, os militares estão conscientes de que a situação está insustentável. Muitos deles chegam a tirar do próprio bolso para manter a polícia na rua e isso não pode continuar assim. Lamentamos profundamente que tenha sido necessário chegar a esse ponto”, observa o presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros do RN (ASSPMBM/RN) Eliabe Marques.

Desde terça-feira (03), praças da Polícia Militar e do Corpo de bombeiros estão acampados em frente à Governadoria, com o intuito de pressionar o governo para a aprovação do Projeto de Lei que dá ao praça a perspectiva de ascender funcionalmente. O documento que foi protocolado junto ao Governo em fevereiro deste ano permaneceu três meses parado na Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SEARH) para análise do impacto financeiro. Nesta semana, devido às mobilizações da classe, o Projeto seguiu para apreciação do Chefe do Gabinete Civil.

Para que seja aprovado ainda em 2013, o projeto precisa ainda ser encaminhado para a Consultoria Geral do Estado e, em seguida, à Assembleia Legislativa para aprovação, antes do recesso parlamentar. Sendo aprovada, a Lei não gerará impacto financeiro imediato, como eles poderiam temer. Segundo o presidente da ASSPMBM/RN, está sinalizada a possibilidade de uma audiência junto ao Governo nesta segunda-feira (08). Até lá, os praças permanecerão acampados no Centro Administrativo e a operação “Segurança com Segurança” também continua. 

Outras Notícias