Convênio da Prefeitura com a PF vai regularizar porte de arma da GMN

Documento aguarda assinatura da prefeita Micarla de Sousa, previsto para a próxima segunda-feira.   A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes)...

Documento aguarda assinatura da prefeita Micarla de Sousa, previsto para a próxima segunda-feira.

  A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) apresentou nessa quarta-feira (06) ao comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) o convênio com o Departamento de Polícia Federal do RN para regularização do porte de arma institucional da GMN.
 Após passar pelos setores jurídicos das duas instituições o documento se encontra pronto para receber a assinatura da prefeita Micarla de Sousa, previsto para a próxima segunda-feira (11).
 Com a consolidação do acordo a GMN deve começar a enviar a documentação dos primeiros agentes aptos a portarem arma de fogo. Para isso o efetivo teve que passar por uma avaliação psicológica, curso de aperfeiçoamento e prática de tiro defensivo.
Para os guardas municipais que ainda não completaram todo o ciclo exigido pela PF, vão ser retomadas as etapas de aperfeiçoamento técnico na Academia de Polícia Militar do RN, como também o treinamento de tiro defensivo.
  Segundo o secretário da Semdes, Carlos Paiva, a assinatura do convênio fornece uma nova dinâmica ao processo de regulamentação do porte de arma da instituição, já que orienta e especifica as etapas necessárias ao cumprimento completo das exigências para a normatização. “A assinatura do convênio legitima o acordo, que vamos cumprir rigorosamente buscando trazer de volta a Guarda Municipal o direito liquido e certo de portar o armamento letal em prol da defesa e segurança da sociedade”, garantiu.
  O comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, informou que em reunião que teve com o delegado de Polícia Federal, Elton de Souza Zanatta, foi comunicado que a PF deve liberar o porte de arma institucional automaticamente ao término da qualificação de cada classe de agentes, sem a necessidade de que toda corporação conclua as instruções propostas. “Assim que o primeiro grupo de guardas municipais finalizarem sua capacitação a PF libera o porte. Para isto comando vai enviar as carteiras funcionais e os nomes dos agentes que estão no curso para que ao final seja entregue a autorização de porte da arma”, assegurou.
  A regularização do porte de arma de fogo da GMN vai conceder a corporação maior capacidade de atuação e resposta nas diversas ocorrências atendidas, possibilitando uma ampliação no atendimento de segurança exigido diariamente pelo cidadão nas praças, escolas e demais áreas públicas da capital.

Fonte:
Site do No Minuto
www.nominuto.com.br
Publicado em 07/04/2011

Outras Notícias