Autoridades discutem medidas para reduzir violência em Mossoró

 Os mais de 100 homicídios registrados pelo Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), somente nesses primeiros seis meses de 2011, levou o vereador Daniel...

 Os mais de 100 homicídios registrados pelo Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), somente nesses primeiros seis meses de 2011, levou o vereador Daniel Gomes (PMDB) a apresentar requerimento à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mossoró solicitando a realização de uma audiência pública para debater o assunto e encontrar soluções para o problema.

  A audiência que teve início na manhã de hoje, por volta das 9h, no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, a audiência pública para discutir a violência em Mossoró, que deverá contar com a presença de representantes de todas as polícias que atuam em Mossoró, Justiça, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Guarda Civil Municipal, entre outros.
  O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair Rocha, que já havia se comprometido anteriormente a participar do encontro foi o primeiro a se pronunciar, afirmando que o governo do estado estará implantando novos projetos de segurança para reduzir a violência em Mossoró. Ele disse que mais 24 câmaras de segurança na cidade, além de aumento de efetivo, entre outras ações. 
  O vereador Francisco José Junior, presidente da Câmara Municipal de Mossoró, disse que o encontro deveria servir para que fossem apresentas propostas e projetos que visem a redução dos índices de violência em Mossoró. "Que existe insegurança e aumento da violência em Mossoró todos nós sabemos, o que precisamos fazer aqui hoje é apresentar soluções imediatas para reduzir a violência em nossa cidade. Temos que unir força em torno da apresentação de proposta que a curto e médio prazo possa reduzir a criminalidade em nossa cidade", disse o vereador.
  Francisco José Junior destacou o fato da audiência de hoje contar com grande numero de representantes de diversos segmentos da sociedade, além da participação de todos os responsáveis pela segurança publica em Mossoró.
  O deputado estadual Leonardo Nogueira e a deputada Larissa Rosado, também participaram do debate. O deputado do DEM destacou que ao longo do seu primeiro mandato e agora nesse inicio de mandato tem sempre se posicionado em favor da implantação de novas políticas publicas de combate a violência. 
  "Desde que assumimos o mandato de deputado em 2007 temos levanto questionamentos com relação ao aumento da violência e insegurança em nossa cidade. Por diversas vezes apresentamos requerimentos e fizemos pronunciamentos na Assembleia Legislativa apresentando para os governos anteriores a situação e o que poderia ser feito, mas nada foi feito e a violência só aumentou em Mossoró. Agora acredito que pela vontade política da governadora Rosalba Ciarlini e a disposição do secretário Aldair Rocha, nós vamos reduzir a violência em Mossoró e em todo o Estado", acrescentou.
  Ele disse que a disposição da prefeita Fafá Rosado em unir forças com o Governo Estado, a disposição da Câmara Municipal e da AL em apoiar os projetos que possam ser desenvolvidos a curto e médio prazo vão dá resultados em pouco tempo.
  O juiz Herval Sampaio Júnior, o secretário de Defesa Social do município, Antônio Alber Nóbrega, e o presidente da Guarda Civil do Município, Sargento Osnildo Morais, além do comandante do II Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), capitão Maximiliano Luiz Bezerra que também participaram da audiência destacaram o fato de que, pela primeira vez, estiveram reunidos todos os segmentos envolvidos com a segurança em Mossoró. 
  "Precisamos encontrar uma solução para esse problema que está afetando todas as famílias mossoroenses. E esse problema deve ser enfrentando por toda a sociedade, não podemos apresentar cuklpados, mas viabilizar soluções. Para isso, tem que haver uma ampla mobilização que envolva todos. Principalmente a população que muitas vezes é omissa e prejudica o trabalho da policia e do judiciário no combate a violência", disse o juiz Herval Sampaio.
 
Fonte:
Site do Correio da Tarde
www.correiodatarde.com.br
Publicado em 17/06/2011

Outras Notícias