Alunos da Academia de Polícia Civil iniciam treinamento em operações policiais

 A formação dos 547 novos policiais civis entra num estágio mais avançado de atividades práticas. Esta semana, futuros agentes, escrivães e delegados...

 A formação dos 547 novos policiais civis entra num estágio mais avançado de atividades práticas. Esta semana, futuros agentes, escrivães e delegados iniciaram o treinamento em operações policiais ministradas por instrutores altamente qualificados da Academia de Polícia Civil (Acadepol). Os alunos tiveram o primeiro contato com armas de fogo (revólveres, pistolas, submetralhadoras, carabinas, espingardas e fuzis) e aprendem em uma série de treinamentos como lidar com o armamento e técnicas policiais. O treinamento é realizado pela Acadepol. 

  O diretor da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor), delegado Ronaldo Gomes, é um dos instrutores do Curso de Operações Policiais. Além dele, três agentes da Deicor e um agente do Centro Integrado de Operações Aéreas do Rio Grande do Norte (Ceiopaer) ministram o curso aos novos alunos. Segundo Ronaldo Gomes, dois instrutores concluíram recentemente cursos de qualificação na Coordenadoria de Recursos Especiais do Rio de Janeiro (Core), uma unidade de elite da Polícia Civil, e outro foi o primeiro colocado no Curso de Tripulante Operacional Multimissão realizado em Mato Grosso. 
  "Qualificamos nossos policiais em cursos altamente especializados. Agora, eles estão repassando os conhecimentos aos novos policiais civis e, depois, vamos continuar multiplicando esses conhecimentos dentro da instituição", disse o delegado Ronaldo Gomes. 
  Segundo o delegado, no Curso de Operações Policiais os alunos receberam instruções e treinamento de técnicas de abordagens a veículos, pessoas e edificações; entrada tática em ambiente confinado; progressão em área de alto risco e técnica de tiro. O curso tem duração de quatro dias ininterruptos. 
  O delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre, explica que o novo efetivo da Polícia Civil representa aumento de 40% do atual quadro da instituição. Os novos 90 delegados, 320 agentes e 137 escrivães serão distribuídos de forma a possibilitar a presença da Polícia Civil em todas as sedes de Comarcas da Justiça do Estado. Para o secretário da Segurança Pública, desembargador Cristóvam Praxedes, após os quatro meses de curso todos estarão prontos para servir a sociedade. Entre as palestras já realizadas, destaca-se uma ministrada pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos. 
  "O Governo do Estado tem reforçado a segurança pública de forma sistemática. Foram adquiridas mais de 150 novas viaturas e 223 motocicletas. As bases da Polícia Comunitária de Natal estão sendo reformadas e equipadas. Em Mossoró, foi criado o centro de monitoramento por câmeras e instalado o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública. No setor pessoal, foram convocados novos policiais civis e formados novos policiais militares", lembrou o delegado geral.
 
Fonte:
Site da Agência do RN
www.agenciarn.rn.gov.br
Publicado em 13/09/2010

Outras Notícias