VÍDEO - Deputado Subtenente Gonzaga pede valorização das polícias militares e corpos de bombeiros

O deputado destacou em seu primeiro discurso que as Polícias Civil e Militar, além dos Bombeiros, são as profissões com mais riscos à vida devido ao perigo que enfrentam diariamente.

O deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) agradeceu em discurso às carreiras de segurança pública pela ajuda que recebeu para a conquista de seu mandato e defendeu a necessidade de reconhecimento pelo Estado dos profissionais dessa área.
 
Gonzaga destacou que as Polícias Civil e Militar, além dos Bombeiros, são as profissões com mais riscos à vida devido ao perigo que enfrentam diariamente. O parlamentar lembrou que há 11 anos nada é votado na Câmara a respeito dessas categorias trabalhistas.
 
Segundo o deputado, é necessário oferecer proteção aos profissionais e meios eficazes para que exerçam seu ofício. “Queremos condições de trabalho, o efetivo exercício do poder de polícia sem politicagem”, disse. Gonzaga afirmou que vem ocorrendo uma inversão de valores no País, “pois o criminoso é beneficiado e o policial, prejudicado”.
 
O deputado disse ainda que os policiais “ficaram fragilizados” pela aprovação da Lei 13.060/14, sobre o uso de armas letais e não letais, além de como vem sendo debatido o projeto sobre os autos de resistência.
 
“Entendemos e defendemos que o enfrentamento à violência e à criminalidade deve se dar a partir de três eixos macros e estruturantes, que mudarão, substancialmente, essa arquitetura institucional da segurança pública. Primeiro, o custeio e o financiamento da segurança com verba carimbada; segundo, o modelo de atuação das polícias; e terceiro, a atualização da legislação penal, processual penal e de execuções penais”, disse. Para ele, o modelo de financiamento da segurança pública desmoraliza as instituições policiais.
 
Assista a íntegra do pronunciamento:
 

Fonte: Jornal da Câmara

Outras Notícias