Seminário sobre Ciclo Completo acontece em Recife nesta segunda (26)

A cidade do Recife recebe nesta segunda-feira, 26, o ciclo de seminário sobre Ciclo Completo de Polícia. O evento, que teve início às 14h, está acontecendo no...

A cidade do Recife recebe nesta segunda-feira, 26, o ciclo de seminário sobre Ciclo Completo de Polícia. O evento, que teve início às 14h, está acontecendo no Teatro Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, o seminário “Por uma Nova Arquitetura Institucional da Segurança Pública: pela Adoção no Brasil do Ciclo Completo de Polícia,” tem por objetivo debater a arquitetura das policiais, sua modernização e possível adoção do ciclo completo.

Como nas demais audiências sobre o Ciclo Completo, a ASSPMBM/RN esteve presente e representada através do sargento Eliabe Marques, acompanhado por outros representantes dos praças do Rio Grande do Norte, que defendem a adoção do ciclo completo para o bem da sociedade brasileira independente das questões corporativas.

O deputado federal pernambucano Raul Jungmann (PPS), relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 430/2009, que trata da matéria, presidirá a mesa principal do encontro desta tarde no Recife, em Pernambuco. A emergência deste debate tem provocado uma mobilização de forças políticas diversas inicialmente impulsionadas por lideranças policiais de todo o Brasil, e por consequência tem sido discutido a PEC 431/14, de autoria do subtenente deputado Gonzaga (PDT-MG), mais conhecida como PEC do Ciclo completo que propõe que as policiais possam fazer tanto o trabalho investigativo como o ostensivo.

A audiência ainda contará com a presença de profissionais e especialistas na área de segurança pública, membros do Ministério Público e representantes da sociedade civil, além de integrantes de entidades de classe das polícias civil e militar. O encontro é aberto ao público e é uma organização da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. Este é o último dos 11 seminários que vem sendo promovidos em capitais brasileiras para discutir o ciclo completo. Em geral, nas audiências anteriores, militares e policiais civis apresentaram pontos de vistas diferentes.

Após este evento no Recife, o parlamentar pernambucano irá emitir seu parecer para votação na CCJC. Outras cinco propostas de emenda com conteúdo semelhante, elaboradas nos últimos seis anos, foram apensadas a 430/2009, inclusive a PEC 431/2014, do deputado subtenente Gonzaga, que tem viajado juntamente com Raul Jungmann país adentro.

Fonte: Com informações do Diário de Pernambuco, do Blog de Jamildo e do Blog Gsilva.

Outras Notícias