Covid-19: agentes da segurança pública entram no grupo prioritário da primeira fase de vacinação

Decisão do Ministério da Saúde vem após pressão de policiais militares de todo o país, afirma presidente em exercício da ASSPMBMRN

Nesta terça-feira (30), o Ministério da Saúde decidiu pela inclusão dos profissionais de segurança pública no grupo prioritário da primeira fase da vacinação contra Covid-19. Para a presidente em exercício da ASSPMBMRN, subtenente Márcia Carvalho, a decisão é resultado de mobilizações feitas por policiais militares de todo o país.

“Esse resultado positivo é graças a nós, que entramos em contato com nossos representantes em Brasília e no Ministério da Justiça, que atendendo aos nossos pedidos pressionou o Ministério da Saúde”, afirma. No RN, a ASSPMBMRN e outras entidades representativas protocolaram ofícios junto a deputados estaduais, senadores e autoridades para pressionar pela vacinação dos profissionais da Segurança Pública.

A resolução do Ministério da Saúde acatou a resolução proposta pela Comissão Intergestores Tripartite (CTI), que é composta pelo órgão federal em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Desde o início da pandemia, 45 agentes das forças de segurança pública estaduais faleceram com Covid-19, sendo 15 da ativa e 30 aposentados ou da reserva. 

A subtenente Márcia lembra que os profissionais de segurança vêm trabalhando longas jornadas durante a pandemia para, além de garantir a segurança da população, fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas. “O importante é que nossa categoria vai ser vacinada e conseguimos nos alinhar para proteger todos os que estão na linha de frente e merecem respeito”, comemora.


Fonte: ASSPMBMRN

Outras Notícias