Programa da PM de Resistência às Drogas capacita professores

Professores das redes pública e privada dos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante participaram hoje de uma capacitação...

Professores das redes pública e privada dos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante participaram hoje de uma capacitação sobre prevenção às drogas, realizada pela Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Durante o workshop, realizado no auditório do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), na Avenida Prudente de Morais, foram realizadas ainda duas oficinas voltadas para estratégias de prevenção e aprendizagem ativa, além de gincanas e dinâmicas educacionais.

Segundo a coordenadora estadual do Proerd, tenente-coronel Margarida Brandão, o objetivo é capacitar os professores para que eles possam trabalhar a temática das drogas e suas consequencias danosas, de uma forma fácil e interessante para os estudantes.  Para isso, eles aprenderam hoje como podem abordar o tema dentro de cada disciplina escolar, usando os recursos existentes nas escolas.

“Percebemos que muitos professores, sejam da rede pública ou privada, ainda não têm o conhecimento necessário para trabalhar o tema das drogas e por isso, decidimos realizar esse workshop com essas informações e mostrando como eles podem abordar a temática de uma forma leve e de fácil assimilação. Além da palestra, trabalhamos também com gincanas e dinâmicas, para que eles possam levar esses conhecimentos para a sala de aula”, explicou a coordenadora do Proerd.

A tenente-coronel Margarida falou ainda sobre o lançamento do Programa Segurança Começa na Escola, quando serão realizadas visitas às escolas de todas as zonas do município de Natal, a partir do próximo dia 05 de abril. O objetivo é levar informações e conscientização aos estudantes até o 5º ano do Ensino Fundamental, que estudam em escolas com alto índice de indisciplina e insegurança.

Além disso, ela citou os bons resultados alcançados pelo Ronda Escolar, que funciona há três anos nos municípios de Natal, Parnamirim, Santa Cruz e Currais Novos, com ações de policiamento ostensivo nas áreas escolares para prevenir e combater o aliciamento de estudantes e o tráfico de entorpecentes.

“A interação e integração entre a Polícia Militar e os gestores das escolas é um dos motivos para isso. É nesse contato direto que podemos trocar informações para identificarmos os principais problemas e pontos de vulnerabilidade existentes em cada unidade escolar e também repassarmos dados e dicas de prevenção para os diretores e professores, para eles trabalharem isso com seus alunos”, explicou a coordenadora.

O workshop ocorreu durante toda a manhã deste sábado e reuniu cerca de 250 professores, estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e policiais militares que demonstraram interesse em participar do Proerd.

Fonte: O Jornal de Hoje

Outras Notícias