PROERD amplia convênio com a prefeitura no combate as drogas

 A renovação e ampliação do convênio assinado na tarde desta terça-feira (31) entre a Prefeitura do Natal e o Programa de Educacional de...

 A renovação e ampliação do convênio assinado na tarde desta terça-feira (31) entre a Prefeitura do Natal e o Programa de Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte, possibilitou o aumento de 35 para 50 escolas da rede municipal de ensino de Natal atendidas.

  A solenidade de assinatura do convênio ocorreu no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão e contou com a presença da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, do secretário municipal de Educação (SME), Edivam Martins, da coordenadora do Proerd, major Margarida Brandão Fernandes e de policiais militares do programa. Com estas novas escolas incluídas na parceria, serão beneficiados a partir de agora cerca de seis mil estudantes da rede municipal de ensino de Natal.
  “Tenho uma grande admiração pelo trabalho desenvolvido pelo Proerd, que busca o contrário da ostensividade, através de uma metodologia educacional que privilegia a prevenção às drogas”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa. “Nosso objetivo é levar este importante trabalho a 100% das escolas municipais de Natal, pois é um serviço que chega para tirar das famílias o fantasma da violência”, completou.
  “Inclusive este programa é muito importante por sua ação nas regiões Norte e Oeste de Natal, onde se registram os maiores índices de violência na capital potiguar”, destacou o secretário Edivam Martins.
  Durante a solenidade os policiais militares monitores, junto com a coordenadora, major Margarida Brandão, homenagearam a administração municipal de Natal pela parceria firmada com o Proerd, cantando um dos hinos do programa, que estimula a participação e fala dos seus objetivos junto das famílias e estudantes. “Também resolvemos presentear a prefeita Micarla de Sousa com um brinde em formato de um grande coração, como forma de retribuir nossa gratidão pelo apoio da Prefeitura do Natal ao nosso trabalho de prevenção às drogas nas escolas”, destacou a major Margarida Brandão.
 
O Proerd
 
  A coordenadora do Proerd, major Margarida Brandão, informou que atualmente participam do programa 100 policiais militares, que exercem suas atividades profissionais exclusivamente para esta ação. Major Margarida Brandão explicou que os PM passam por um processo de capacitação de um mês e em seguida vão, desarmados, para dentro das salas de aulas, uma vez por semana, durante um mês, desenvolvendo atividades relativas à prevenção às drogas.
  O Proerd é um programa de caráter social e preventivo posto em prática, em todos os estados do Brasil e mais 54 países, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados.
  Em 2009, o Proerd atendeu 30.565 crianças e adolescentes em 214 escolas privadas e públicas, municipais e estaduais, do Rio Grande do Norte. O programa está presente hoje em 27 municípios do RN, atendendo os estudantes e a comunidade em geral. “No caso das escolas municipais de Natal, só atendemos aos alunos do ensino fundamental, alcançando agora 70% das escolas de Natal. No entanto, nossa intenção é levar o Proerd para todas as escolas da capital potiguar, inclusive as de ensino infantil”, explicou a major Margarida Brandão.
 
Metodologia
 
  O programa é composto por lições com atividades orientadas pelos instrutores. O objetivo é levar o aluno à participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza à solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos para situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como “dizer não” e pedir ajuda.
  O trabalho também é feito junto à família, em um curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro.
  Funcionando desde 2002 no Rio Grande do Norte, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar, já atendeu nos seus oito anos de funcionamento, cerca de 120 mil estudantes, tanto de escolas públicas estaduais e municipais, como da rede privada de ensino e também conta com um grupo de policiais militares que faz um trabalho de ronda no entorno das escolas atendidas pelo programa.
 
Fonte:
Site da Prefeitura
www.natal.rn.gov.br
Publicado em 31.08.2010

Outras Notícias