Policiais do Brasil realizam ato público em defesa da manutenção da atividade de risco

Cinco mil policiais de todo o país vão se reunir nesta próxima quarta-feira (8) às 13h30, em frente ao Ministério da Justiça para protestar contra a PEC...

Cinco mil policiais de todo o país vão se reunir nesta próxima quarta-feira (8) às 13h30, em frente ao Ministério da Justiça para protestar contra a PEC 287/16. A proposta de emenda constitucional em tramitação no Congresso pretende retirar da Constituição Federal o artigo que reconhece a atividade de risco dos profissionais de segurança pública nos critérios de concessão da aposentadoria. A Associação Nacional de Praças (Anaspra), como principal representante dos praças do Brasil, vai participar ativamente da atividade.

Em representação das entidades do Rio Grande do Norte, o Subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares (ASSPMBMRN) e 2º vice-presidente da Anaspra, e o soldado Dalchem Viana, presidente da Associação de Bombeiros Militares do RN (ABMRN) também estarão presentes na mobilização.

Por meio de carro de som, faixas e um cemitério montado no gramado do Congresso, as 32 entidades que integram a União dos Policiais do Brasil pretendem chamar a atenção das autoridades sobre a ameaça à sociedade que é ter uma polícia cada vez mais envelhecida nas ruas. Pelas novas regras, para obter aposentadoria integral, o policial terá de contribuir por 49 anos, aposentando-se próximo aos 70 anos de idade, o que excede a previsão de expectativa de vida da categoria.

No Brasil, morrem mais policiais do que no resto do mundo. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2016, entre 2009 e 2015 foram 2.543 policiais mortos, número que não encontra similar em nenhum outro país do mundo. O número de policiais assassinados no Brasil em um único ano é equivalente às mortes de policiais na Inglaterra em 98 anos. Já, nos Estados Unidos, morreram 41 policiais em serviço no ano de 2015, contra 91 no Brasil, ou seja, mais que o dobro.

A manifestação “Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria dos Profissionais de Segurança Pública” vai acontecer simultaneamente em todos os estados da federação. Haverá paralisação das atividades em Alagoas, Pará, Acre e Sergipe.

UPB
A União dos Policiais do Brasil congrega 32 entidades representativas de profissionais de segurança pública do país, totalizando cerca de 1 milhão de profissionais. Ela foi criada para lutar contra o descaso do Governo Federal que desconhece as peculiaridades dos profissionais de segurança pública.

Fonte: Anaspra

Outras Notícias