Inconstitucional: Governo do RN anuncia complemento do 13º de forma desigual entre servidores e sem data para restante da folha

O Governo do RN anunciou nesta terça-feira (20) o pagamento de mais um complemento de 30% do décimo terceiro salário, entretanto a forma com que o Estado pretende fazer os...

O Governo do RN anunciou nesta terça-feira (20) o pagamento de mais um complemento de 30% do décimo terceiro salário, entretanto a forma com que o Estado pretende fazer os depósitos – de forma desigual entre os servidores e sem data para pagamento do valor integral – está em desacordo com o que diz a Constituição Federal.

Em nota, o Executivo anunciou que, nesta quarta-feira (21), apenas os servidores ativos da Educação e dos órgãos da administração indireta com recursos próprios, como o Detran, Idema, Jucern, entre outros, terão dinheiro na conta. 

Apenas na próxima sexta-feira (23), o Governo enviará o complemento do 13° para quem ganha até R$5 mil e a previsão é de que, somente na próxima semana, seria anunciada a data de depósito do restante da folha do décimo terceiro. 

Segundo informações divulgadas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Rio Grande do Norte (Sinsp/RN), a intenção do Governo do Estado é terminar de pagar o 13º salário de 2022 apenas em 2023.

Segundo a subtenente Márcia Carvalho, presidente da ASSPMBMRN, essa é "mais uma demonstração do desrespeito do Governo do Estado com seus funcionalismo, em especial os da Segurança Pública que diuturnamente está nas ruas para defesa e bem estar da sociedade. Agindo desta forma, o Executivo contradiz a campanha política que garantiu a reeleição da gestão, quando afirmava deixar em dia as folhas de pagamento, e afeta diretamente o comércio local, prejudicando a arrecadação estadual".

"A ASSPMBMRN exige respeito e pagamento igualitário para todos os servidores públicos e, se necessário for, irá recorrer a medidas judiciais para garantir os direitos dos nossos associados", anuncia a presidente da Associação.

Fonte: ASSPMBMRN

Outras Notícias