Nova emenda constitucional propõe autonomia financeira para Polícia Militar do RN

Diante do episódio em janeiro, quando o governo do Rio Grande do Norte colocou a culpa da violência no estado na polícia militar, o Deputado Estadual Kelps Lima em conversa com...

Diante do episódio em janeiro, quando o governo do Rio Grande do Norte colocou a culpa da violência no estado na polícia militar, o Deputado Estadual Kelps Lima em conversa com o Sargento Eliabe Marques e o Vereador Soldado Jadson, buscou alternativas para fortalecer a instituição independente de quem seja o governador. Nessa quarta-feira, 03 de fevereiro, o deputado apresentou na Assembleia Legislativa uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dando autonomia financeira para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte.

Kelps espera a aprovação da Emenda pelos demais deputados por acreditar que a medida é um dos caminhos para uma gestão pública mais eficiente na Segurança Pública. Com a autonomia financeira, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros deixarão de ser tutelados por grupos políticos, independente de quem seja o governador. O presidente da ASSPMBMRN, sargento Eliabe Marques, parabenizou o deputado pela iniciativa e afirmou que essa autonomia financeira é um fator importante na melhoria dos serviços prestados à população pelos policiais e bombeiros militares.

“Atualmente a instituição militar sofre muito com a falta de autonomia financeira, até mesmo na manutenção das viaturas, custeio de peças e melhorias nas instalações físicas dos quarteis. Essa mudança também vai contribuir para diminuir a ingerência política que existe, que nos torna refém dos governos”, lembra o sargento.

Hoje, quem define quanto e como o dinheiro da polícia e dos bombeiros será gasto é o governante do momento. Com a autonomia, os próprios policiais militares e bombeiros vão dizer quanto precisam e para que precisam do dinheiro e este orçamento será votado diretamente pela Assembleia Legislativa, sem precisar passar pela conveniência de um ou outro governador.

De acordo com o deputado Kelps Lima a PEC valoriza e dá mais independência a Polícia Militar. “Quanto menor a ingerência política, mais forte a instituição fica e melhores resultados ela consegue oferecer para sociedade”, afirma o deputado.

Outras Notícias