A ASSPMBMRN lamenta o fato ocorrido durante avaliação de turma do colégio Marista em Natal em que a categoria policial militar é associada à violência, discriminação e racismo, isto em três questões avaliativas de uma turma do oitavo ano.
Compreendemos que as charges têm uma função linguística de crítica e expressão de opinião por parte de seu autor. Contudo, diante das três ilustrações seguidas com o mesmo teor de crítica ao policial militar, nos preocupamos com a imagem que tem sido transmitida deste profissional às crianças e adolescentes, e perante a sociedade como um todo.
Reconhecemos as limitações que enfrentamos diariamente em nosso ofício, mas forçamos que os policiais militares, em sua maioria, são comprometidos com a segurança e bem-estar da sociedade, se dedicando a servir e proteger a população. E, como profissionais com esta função, merecemos respeito.
Nos colocamos à disposição para contribuir com uma educação em que crianças e adolescentes sejam esclarecidas sobre o papel do policial militar como agente público que tem o objetivo de trabalho de defender a população.