Lei de Promoção de Praças foi discutida hoje na Assembleia Legislativa

Na ocasião, parlamentares demonstraram apoio à aprovação do Projeto de Lei e fizeram um apelo à governadora para que o documento seja enviado ao Legislativo ainda nesta semana

A importância da aprovação urgente do Projeto Lei de Promoção de Praças para os militares estaduais foi tema central de discussões em sessão ordinária na Assembleia Legislativa do RN, nesta terça (10).Após sete dias acampados em frente à Governadoria, em uma semana intensa de mobilizações, policiais militaresdo Estado realizaram ato público na Assembleia Legislativa, desde o início da manhã de hoje.

Segundo o presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros do RN (ASSPMBM/RN), Eliabe Marques, o objetivo da ação é cobrar dos deputados estaduais, que já sinalizaram apoio à causa, que passem a agir também a favor da demanda, na intermediação junto ao Governo da tramitação mais célere do documento, para que siga a aprovação ainda neste ano.

“Antes do início da sessão, nós tivemos uma reunião com o presidente da Assembleia, o líder do Governo e os demais deputados, no sentido de cobrar ações para a aprovação do Projeto de Lei, que já foi discutido e está com o estudo de impacto financeiro finalizado. O envio do Projeto para a Assembleia também depende da participação de toda a classe. Por isso, conclamamos todos para participar das mobilizações que se seguirão durante toda a semana”, afirma o presidente da Associação.

Ainda na manhã de hoje, o líder do Governo na Assembleia, o deputado estadual Getúlio Rego cobrou do chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, o envio mais célere do Projeto de Lei de Promoção de Praças à Assembleia. Praças da Polícia Militar também lotaram as galerias do órgão Legislativo durante a reunião. A maioria dos deputados demonstraram apoio à aprovação do Projeto, o mais breve possível.

Ouvidos os representantes das Associações dos Praças, para agilizar a tramitação do Projeto de Lei e sua sucessiva aprovação, a deputada Márcia Maia sugeriu a criação de uma comissão extra, para intermediar junto ao Executivo, o envio do Projeto para a Assembleia.Durante esta semana, os militares realizarão mobilizações na Assembleia Legislativa, com o intuito de pressionar o Executivo para o atendimento da demanda.

Operação Segurança com Segurança se estende ao interior

Além da capital e região metropolitana, a Operação Segurança com Segurança também passou a ser executada pelos militares do interior do RN a partir de hoje. Segundo entidades representativas, em Mossoró, por exemplo, todas as viaturas pararam de circular nas ruas, por estarem em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Em Currais novos, 100% das viaturas também estão paradas e em Caicó, apenas uma está em atividade. Já aderiram à Operação, as regiões do Agreste, Seridó e Alto-oeste do RN.

“Os policiais estão dispostos a trabalhar. Entretanto, as condições de trabalho não permitem que esse profissional vá às ruas porque todas as viaturas estão colocando em risco, a segurança dos policiais que estão nas viaturas e a vida dos que estão na via”, afirma Eliabe Marques. 

Outras Notícias