I Encontro sobre Aposentadoria discute Educação Financeira

Nesta última terça-feira (14 aconteceu no miniauditório da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), O “I Encontro sobre Aposentadoria:...

Nesta última terça-feira (14 aconteceu no miniauditório da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), O “I Encontro sobre Aposentadoria: Ressignificando caminhos”. Promovido pelo Governo do Rio Grande do Norte, através da EGRN e Programa de Apoio à Aposentadoria na Administração Pública do Estado do RN (Proap), em consonância com o Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), o evento teve como público-alvo, servidores próximos ao período de afastamento das atividades laborais e os aposentados, buscando proporcionar um momento de integração, troca de ideias e experiências, além de trazer para esta parcela do funcionalismo público, assuntos importantes para a qualidade de vida no período posterior ao afastamento das atividades laborais.

A abertura do encontro foi feita pela diretora-geral da EGRN, Socorro Ferreira, que comentou sobre a necessidade da ressignificação de caminhos, empregada no título do evento. “Esse primeiro Encontro sobre Aposentadoria trás o título “Ressignificando Caminhos”, pois busca gerar em nós esta reflexão. Quais caminhos vamos seguir? Vamos viajar? Empreender? Qualquer das alternativas, precisa de planejamento e subsídios para que nossas ideias possam chegar à realidade”, explicou. Em seguida teve início a palestra “Finanças Pessoais”, ministrada pelo Instrutor da Secretaria de Estado da Tributação do RN, Saulo Campos.

O palestrante abordou a importância da educação e as principais dificuldades encontradas para se atingir o equilíbrio financeiro, fundamental tanto para o planejamento do futuro, quanto para o conforto e segurança do presente. A apresentação teve base nos estudos de finanças comportamentais. Mostrou ainda algumas formulas de planejamento e manutenção adequados para a gestão das finanças pessoais. O palestrante ainda mostrou alguns conselhos que levam a uma boa gestão das finanças pessoais, que são: pensar no futuro ao tomar decisões que envolvam as finanças; não gastar mais do que ganha; poupar já no ato do recebimento; construir reservas; evitar dívidas; diversificar investimentos e controlar receitas e despesas.

Após a palestra, a psicóloga Alessandra Macêdo, que compõe a equipe do Proap/RN falou sobre o surgimento e ações desenvolvidas pelo programa. “Antes de criarmos o Proap fizemos um estudo onde 85% dos servidores de diversos órgãos do Governo do Estado responderam que participariam de um programa de preparação para aposentadoria se existisse. O nosso objetivo é criar espaços de acolhimento, orientação, reflexão e discussão sobre a transição trabalho-aposentadoria e os aspectos psicossociais envolvidos, para o servidor público estadual”, explicou. 

Fonte: ASSECOM/RN

Outras Notícias