Governo reestrutura bases da Polícia de Bairro para reforçar patrulhamento nas comunidades

 Em um trabalho conjunto com as comunidades, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e da Secretaria Nacional da...

 Em um trabalho conjunto com as comunidades, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), está investindo mais de R$ 3 milhões na reestruturação das 24 bases da Polícia Comunitária em Natal. As unidades estão sendo reformadas e dotadas de mobília, computadores e veículos. 

  “Estamos nos empenhando para integrar o trabalho da Polícia Militar com as necessidades da população. Essa interação da Polícia de Bairro é fundamental para garantirmos bons resultados nas ações de combate à violência e às drogas”, afirmou o governador Iberê Ferreira.
  Além de reestruturar as bases, a Sesed também está investindo em planejamento e requalificação do efetivo, através de eventos como o 2º Fórum de Polícia Comunitária da Área Metropolitana, realizado na semana passada e que reuniu representantes das polícias Civil e Militar, lideranças comunitárias e moradores dos bairros envolvidos.
  Para o subcomandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Major Manoel Kennedy Nunes, a Polícia do Bairro é um passo importante para o sucesso das operações policiais nas comunidades. “A Polícia do Bairro aproxima os policiais da população e, assim, torna o trabalho de patrulhamento mais eficiente. É bem mais fácil trabalhar nas áreas que conhecemos bem e temos um bom relacionamento com os moradores”, observou.
  Além da reforma, cada uma das bases terá um automóvel Astra e uma motocicleta Honda caracterizados (adesivados) para o policiamento comunitário. Os veículos já começam a ser entregues nos próximos dias. As bases também receberão equipamentos como computadores, câmera fotográfica e mobília adequada para o atendimento ao público. Na estrutura física, os prédios dispõem de recepção, alojamento, cozinha e banheiro.
  "Estamos resgatando a confiança da população na polícia. Esse tipo de policiamento, próximo da população, é eficiente porque os moradores conhecem os problemas do bairro", disse o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Cristóvam Praxedes.
  A Secretaria já concluiu a reforma das bases do Jardim Progresso e Parque das Dunas. Esta semana será entregue a do Parque dos Coqueiros, as três na Zona Norte. A meta é concluir a reforma de uma base por semana. Em breve, começam as reformas das bases dos conjuntos Nova Natal, Alvorada e Gramoré, também na Zona Norte de Natal.
  O coronel Araújo Lima explica que a Polícia Comunitária é uma filosofia de policiamento que ganhou força em diversos países da América do Norte e da Europa Ocidental quando as polícias começaram a promover uma série de inovações na sua estrutura e funcionamento e na forma de lidar com o problema da criminalidade, tendo como foco a participação da população na solução de questões ligadas à segurança pública.
 
Fonte:
Site da Agência do RN
www.agenciarn.rn.gov.br
Publicado em 08/09/2010

Outras Notícias