Governo do RN ignora atenção aos policiais e bombeiros militares durante pandemia

Enquanto o Governo do RN requisita os policiais para o cumprimento das ordens em combate à proliferação da Covid-19, os PMs e BMs não recebem atenção para condições de trabalho durante a pandemia

Enquanto o Governo do RN requisita as forças policiais para que a sociedade cumpra as ordens de seus decretos em combate à proliferação da Covid-19 (novo coronavírus), os policiais e bombeiros militares do RN não têm recebido a devida atenção em relação às condições de trabalho visando este período de pandemia. Além disso, quase dois mil policiais promovidos em agosto e dezembro de 2019, junto aos promovidos em abril de 2020, ainda não tiveram seus salários atualizados de acordo com as novas graduações. É o que denuncia o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), subtenente Eliabe Marques.

Para o representante da instituição, o Governo do Estado “está ignorando o pagamento das promoções ainda do ano passado”. Eliabe Marques reforça que, mesmo diante de toda a crise instalada por causa da Covid-19, os policiais e bombeiros militares continuam nas ruas de forma abnegada defendendo a população - inclusive estão sendo chamados para fazer cumprir os decretos do governo no sentido de combater a proliferação do vírus. “Queremos fazer o apelo à governadora Fátima Bezerra que tome as devidas providências para o imediato pagamento aos policiais e bombeiro militares promovidos. É uma atitude necessária para que esses homens e essas mulheres continuem nas ruas de forma digna, defendendo a população como ela merece e tem direito”, enfatiza.

Somando a isto, tem afligido sobremodo os militares estaduais, de acordo com Eliabe Marques, a falta de atenção à proteção dos operadores de segurança contra a Covid-19, o que os tem deixado expostos à doença. Segundo ele, apesar do esforço do Comando da PMRN em providenciar materiais, ainda não há disponibilidade dos equipamentos de proteção individual de forma que abranja a todos, que deveria ser disponibilizado pelo Governo do RN. Também não tem sido realizada a desinfecção das viaturas e armamentos, e não foram dispensados da prestação de serviços os que compõem o grupo de risco. “Entramos com um mandado de segurança requerendo estas medidas, mas a ação ainda não foi apreciada. Enquanto isso, a Justiça agiu com celeridade na liberação de mais de mil presos que, diga-se de passagem, estavam isolados, mas foram libertos por atestarem ser do grupo de risco. Alguns destes já foram encontrados praticando delitos”, protesta o presidente.

Os itens solicitados no pedido liminar são: álcool gel 70%, máscaras cirúrgicas descartáveis – N95, luvas descartáveis, roupas de proteção tipo macacão com capuz resistente e impermeável, materiais necessários para a higienização das viaturas e das unidades operacionais e administrativas, dispensadores de álcool gel e 70% e duas mudas de uniformes. Também é solicitado que seja realizado o teste para a detecção dos vírus prioritariamente nos agentes. Eliabe alerta que, em caso de adoecimento pelo coronavírus, a tendência é que o efetivo diminua drasticamente, ocasionando um colapso na Segurança Pública do RN. Atualmente já existe um déficit de 40% no número de policiais nas ruas. 


Outras Notícias