Fruto da Lei de Promoção de Praças, turma conclui o 1° Curso de Formação de Sargentos

Duzentos e sessenta novos sargentos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte se formaram na manhã desta sexta-feira (04). O evento celebra a preparação destes...

Duzentos e sessenta novos sargentos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte se formaram na manhã desta sexta-feira (04). O evento celebra a preparação destes guerreiros para sua merecida promoção, e comemora a aplicação da Lei de Promoção de Praças, uma conquista da categoria, que garante a ascensão funcional dos militares estaduais.

A cerimônia aconteceu no Quartel do Comando Geral da PMRN e contou com a presença de autoridades militares do Estado e familiares dos formandos. Na turma CFS 2017 “Sd PM Darlan Santana Carvalho (In Memoriam)” os três primeiros colocados foram: Cb PM A.Oliveira (1º lugar), Cb PM Vidal (2º lugar) e Cb PM Paiva (3º lugar).

Durante o curso de formação, os policiais tiveram 720 horas de estudos em disciplinas de relevância para prática de suas atividades na sociedade, tornando-se preparados para a promoção. O curso é uma das condições básicas para o cabo da PM ingressar no quadro para promoção à graduação de sargento, de acordo com a Lei de Promoção de Praças.

 “Esta é a primeira turma do Curso de Formação de Sargentos, fruto da Lei de Promoção de Praças. Uma conquista histórica. Queremos ratificar o compromisso de cobrar a continuidade dos cursos de formação para uma ascensão justa e igualitária, de forma que os nossos colegas continuem motivados ao serviço de Segurança à população”, frisa o presidente da ASSPMBMRN, subtenente Eliabe Marques.

Veja a retrospectiva da batalha dos policiais e bombeiros potiguares, e as conquistas alcançadas, pela garantia da carreira militar:

×          Antes da LPP, praças do RN iam para a reserva como soldados após 30 anos de serviço;

×          A LPP foi produzida pelas associações de praças atendendo aos anseios da categoria. Para a aprovação da LPP, as praças através das associações de praças lutaram por anos para conseguir forçar a inclusão desta na agenda política do Governo;

×          Inclusa na pauta, as praças, através de suas associações, lutaram para manter o direito à promoção ex-offício. Pois, o Governo se negava a aceitar esse item.

×          Em 22 de abril de 2014, cerca de 5mil policiais e bombeiros militares se reuniram na Governadoria e pararam em prol da aprovação da LPP. As associações liderando as praças do RN promoveram a maior manifestação de categoria profissional já vista no RN;

×          Sob essa pressão o Governo enviou o Projeto à Assembleia Legislativa do RN, onde as associações, representando as praças, foram de gabinete em gabinete dos deputados para conscientizá-los da importância da aprovação da LPP.

×          No dia da votação na ALRN, as associações convocaram a categoria que atendendo ao chamado lotaram as galerias da ALRN e viram ser aprovada a LPP.

Só então, após 180 anos de existência da PMRN e 97 anos de existência do CBMRN (considerada aqui seu início em 1917), passaram as praças do RN a possuir uma carreira.

×          Em agosto de 2015, as praças lideradas pelas associações acamparam durante 17 dias na Governadoria para que o Governo pusesse a LPP em prática.

×          Sobre o CFS... As praças teriam que fazer o curso no CEFAPM o que exigiria altos recursos financeiros. Em atenção a isto, as associações de praças elaboraram projetos de Emendas Legislativas. E, após visitar os gabinetes dos deputados da ALRN conseguiram aprovar a regionalização dos cursos de formação.

A luta continua...

Pautas em curso:

- Novas promoções;

- Pagamento dos promovidos;

- Pagamento dos retroativos das promoções;

- Publicação dos quadros de acesso;

-Realização dos cursos de nivelamento, CFS, CAS e CHO;

- Fim da eliminação pelo TAF;

- Outras e a mais recente, por reajuste salarial.

 

 

 

Com a colaboração de Lira, presidente da ASSPRA

 

Outras Notícias