Os deputados da Assembleia Legislativa do RN aprovaram, em votação durante sessão remota desta última quarta-feira (29), a inserção no calendário estadual do ‘Dia da Policial Feminina’, a ser celebrado anualmente no dia 11 de setembro. A data homenageia o ingresso das primeiras mulheres na Polícia Militar do RN, denominadas Turma As Pioneiras Potiguares.
O pleito para criação desta data foi comandado por uma comissão de policiais, dentre a presidente em exercício da ASSPMBMRN, ST Mácia Carvalho, e que teve projeto de lei encabeçado na ALRN pelo deputado Kelps Lima.
Essa lei uma grande vitória, não somente das policiais femininas, mas de toda a corporação, nesses 30 anos, como sinal de respeito e relevância da atuação das mulheres na Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
“É uma vitória importante para todas as policiais e em especial para a nossa turma de 90, considerando a importância histórica de sermos a primeira turma de Praças da instituição, merecida homenagem às pioneiras. Ficamos honradas pela conquista, será nossa marca física registrada na Instituição, foram meses de espera e acompanhando as tramitações, sempre confiantes na sensibilidade e reconhecimento dos parlamentares”, destaca a ST Márcia Carvalho, presidente em exercício da ASSPMBMRN.
A subtenente acrescenta que a luta e aprovação desta lei faz parte do projeto de comemoração da Turma As Pioneiras pelos 30 anos de ingresso na PMRN.