Dia 24 de junho: saiba porque esta data é tão importante para Policiais e Bombeiros Militares

Há quatro anos os Policiais Militares e Bombeiros Militares tem uma data comemorativa exclusiva. Em 2017, o então presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.449/2017, que tornou o dia...

Há quatro anos os Policiais Militares e Bombeiros Militares tem uma data comemorativa exclusiva. Em 2017, o então presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.449/2017, que tornou o dia 24 de junho o Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militar. A data faz referência aos eventos do dia 24 de junho de 1997, quando o Cabo Valério dos Santos Oliveira faleceu ao ser atingido por uma bala perdida durante um protesto, em Belo Horizonte, por melhores condições de trabalho para a categoria.

A data anterior, comemorada no dia 21 de abril, homenageava Tiradentes, herói nacional que prestou serviço à segurança pública no século XVIII. Com a alteração, o homenageado passa a ser o Cabo Valério dos Santos Oliveira, o que segundo a Subtenente Márcia Carvalho, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Norte (ASSPMBMRN), trouxe uma figura heroica mais palpável e atual.

A Subtenente afirma ainda que a mudança trouxe resultados positivos: “Foi um reconhecimento muito importante, principalmente para os policiais de Minas Gerais.  Tiradentes é um grande herói, mas sua atuação se deu no século XVIII, agora reverenciamos um herói da atualidade, a qual presenciamos sua luta em prol da melhoria e reconhecimento da categoria”.

Ao longo dos 24 anos que sucederam o protesto de 1997 houveram muitas alterações nas condições de trabalho desses profissionais, contudo, equipamentos de proteção fora da validade, baixos salários, ferramentas de trabalho danificadas, entre outros problemas colocam os policiais brasileiros  entre os que mais morrem no mundo, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

“As reivindicações continuam, mudam-se os governantes, mas os pleitos são os mesmos e nossa luta persiste” explica a Subtenente Márcia Carvalho sobre as melhorias de condições de trabalho e salário. “Nós continuamos os mesmos heróis do passado, porém com problemas do presente e esse dia serve para comemorar a categoria que dá a própria vida em defesa da sociedade” conclui.




Outras Notícias