DC RN participa do lançamento do Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais

 O Coordenador Estadual da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte, Tenente Coronel Josenildo Acioli, participou na quarta feira, dia 8, do lançamento do Plano Nacional de...

 O Coordenador Estadual da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte, Tenente Coronel Josenildo Acioli, participou na quarta feira, dia 8, do lançamento do Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais que tem como objetivo salvar vidas e evitar fatalidades. O plano terá recursos de R$ 18,8 bilhões até 2014 para garantir a segurança das populações que vivem em áreas suscetíveis a ocorrência de desastres naturais.

 
Representando o Secretário da Justiça e da Cidadania (SEJUC) e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), o Tenente Coronel Josenildo Acioli aproveitou para conhecer o novo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e participou da reunião dos Coordenadores Estaduais com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Cel. BM Humberto Viana.
Presente no evento, a presidenta Dilma Rousseff disse que ficou impactada ao visitar no ano passado regiões atingidas por desastres naturais e desde então decidiu que o problema deveria ser enfrentado da forma mais profissional possível. Dilma disse ainda que a execução do Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais era uma obrigação a ser feita pelo governo federal.
 
Em apoio a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUC), o CBMRN vem contribuindo, desde janeiro de 2011, com a reestruturação da Defesa Civil Estadual, mapeando e implantando, neste período, 94 novas coordenadorias municipais de Defesa Civil (COMDEC), o que resultou ao RN um total de 106 COMDECs, ou seja, um crescimento de 87% se comparado a realidade anterior.
 
"As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil - COMDECs são os órgãos responsáveis pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município. É de grande importância a criação das COMDECs , porque é no município que os desastres acontecem e a ajuda externa normalmente demora a chegar. É necessário que a população esteja organizada, preparada, orientada sobre o que fazer e como fazer. No RN, estamos conscientizando as prefeituras sobre esta importância e obtendo um excelente resultado nesta mobilização", disse o Coordenador Estadual da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte, Tenente Coronel Josenildo Acioli.
 
Fonte:
Assessoria de Comunicação do CBM-RN
http://www.cbm.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesed_cbm/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=33136
publicada em: 12.08.2012
 

Outras Notícias