Corpo de Bombeiros do RN retoma Surf-Salva Brasil; conheça projeto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizou na última sexta-feira (28) o Projeto Surf-Salva, na Praia do Madeiro, em Tibau do Sul. O projeto é uma...

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizou na última sexta-feira (28) o Projeto Surf-Salva, na Praia do Madeiro, em Tibau do Sul. O projeto é uma forma rápida de educação de surfistas e os praticantes de esportes náuticos na arte de prevenir e salvar.

 
 

 

 

Com isso, a ação se dedica a ensinar aos surfistas os procedimentos básicos, para no caso de presenciarem afogamentos possam atuar com técnicas básicas de prevenção, resgate e primeiros socorros com o uso de prancha.

O Projeto Surf-Salva desenvolvido pelo CBMRN, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) teve atuação destacada nos últimos anos de ação.

“Com o curso formamos mais agentes para atuarem no salvamento aquático. Inclusive, já está ficando comum ouvirmos relatos de sufistas que atuaram no salvamento em nosso litoral”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, coronel Luiz Monteiro Júnior.

Pesquisas mostram que, 51% dos surfistas já presenciaram alguém morrendo na praia, 74% já participaram de algum salvamento, 32% afirmam ter medo por não ter conhecimento de primeiros socorros, 46% já tiveram a oportunidade de ajudar um guarda-vidas, e 84% gostariam de participar de algum curso de primeiros socorros para afogamento.

Já do lado dos guarda-vidas, 41% já foram auxiliados alguma vez por um surfista, e 84% acreditam que o surfista possa realizar um salvamento.

Outras Notícias