Coronel Araújo faz balanço de sua passagem à frente do Comando Geral da PM

Quem esteve no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Tirol, na manhã desta quarta-feira (14) pôde acompanhar a cerimônia de passagem do Comando da...

Quem esteve no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Tirol, na manhã desta quarta-feira (14) pôde acompanhar a cerimônia de passagem do Comando da corporação, na qual o coronel Francisco Araújo passou a titularidade do Comando para o coronel Ângelo Dantas, a partir de agora, oficialmente, novo comandante Geral da PM no RN. A solenidade também foi acompanhada pela Secretária Estadual de Segurança Pública, Kalina Leite e o governador Robinson Faria (PSD). Em entrevista exclusiva à ASSPMBM/RN o coronel faz uma retrospectiva das principais conquistas obtidas pela classe, nos últimos quatro anos à frente do Comando Geral. Confira:

Balanço

“Durante o período em que estive à frente do Comando, sempre mantivemos um diálogo franco e aberto com as associações representativas, em todos os projetos elaborados, como a Lei de Subsídio, que beneficiou tanto ativos como inativos da reserva. Destaco aqui, também, a aprovação da Lei de Promoção de Praças, ano passado. Até então, a PM não tinha a carreira das praças, por isso, avalio como uma conquista secular para toda a corporação.

Outra conquista obtida pela categoria nesses últimos quatro anos e nove meses em que estive à frente do Comando está na implementação do vale-refeição para os Pms da região metropolitana de Natal. Por questões financeiras, não conseguimos estender o benefício aos profissionais de todo Estado, mas esse era o nosso desejo.

Hoje, todo PM também pode contar com uma arma acautelada de porte individual. Vimos a necessidade de oferecer ao militar estadual a possibilidade de se sentir seguro também fora da jornada de trabalho e hoje percebemos o quanto isso foi importante para ele.  

Papel das Associações representativas

Durante minha gestão à frente do Comando Geral posso afirmar que todas as conquistas obtidas pela Polícia Militar, se formaram através da interação entre as associações representativas, sobretudo à Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares e Comando.  Lutamos juntos em defesa da valorização profissional do militar estadual.

Copa do Mundo

Reconheço que todo o trabalho realizado durante este grande evento em Natal foi através do esforço de todos os PMs que ali atuaram. A Polícia Militar do nosso Estado foi elogiada pela própria FIFA, além de entidades internacionais Brasil afora. Sozinho, não conseguiria fazer nada e o mérito por isso é de todos vocês".

Acompanhe, na íntegra, o pronunciamento do coronel Araújo, durante cerimônia de passagem de Comando ao coronel Ângelo Dantas:

 

“Sejam nossas primeiras palavras de Gratidão a Deus, o Grande Arquiteto do Universo, por ter nos dado, em 50 anos de vida terrena, saúde, paciência, coragem e fé para cumprir a grandiosa e honrosa missão de comandar a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, hoje com 180 anos de existência.

Foi um labor diuturno, harmônico  e sinérgico com todos os companheiros da instituição e com os irmãos de farda da Marinha do Brasil, do Exercito Brasileiro, da Aeronáutica e do Corpo de Bombeiros Militar, numa integração  com nossos colegas das Policias Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, da Receita Federal, ABIN, com todas as Secretarias de Estado, com o Poder Legislativo, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, OAB, Maçonaria, IFERN, UFRN, UERN e Instituições de Ensino privado, todos esses com entendimento e união, sempre alicerçados na cooperação, apoio, ética e respeito mútuos, que foram a marca indelével do nosso Comando.

Agradecemos aos órgãos da imprensa que expressaram suas opiniões sobre a nossa gestão, apontando os erros e os acertos, divulgando nossas atividades de polícia ostensiva e nossas ações de Comando.

Caros Jornalistas, a gratidão é a lembrança do coração. Somos profundamente agradecidos  pelo jornalismo de excepcional qualidade, pela atenção que nos foi reservada e, principalmente, pelo interesse dispensado ao nosso trabalho.

Agradecemos a todos os líderes comunitários pelo relacionamento de confiança que estabelecemos ao tratar dos mais diversos assuntos relacionados à segurança e, principalmente, pela compreensão das dificuldades que a Polícia Militar enfrentou nesse período. Sempre mantivemos o diálogo sincero, que possibilitou atender às necessidades de suas áreas.

Queremos agradecer aos diretores das Associações de Oficiais e Praças pelo bom relacionamento e diálogo permanente, sempre lutando por melhores condições de trabalho e vida.

Nossa gratidão ao Excelentíssimo Senhor Doutor Iberê Paiva Ferreira de Souza – Governador do Estado do Rio Grande do Norte, por nos ter escolhido e outorgado a tarefa de comandar a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, suprema glória para um Coronel PM. Também agradecemos ao Excelentíssimo Senhor Desembargador Cristóvam Praxedes, que nos apoiou em todas as ações desenvolvidas pela Polícia Militar durante o ano de 2010.

Nossa gratidão a Excelentíssima Senhora Doutora Rosalba Ciarlini Rosado, Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, por nos ter mantido no comando da Polícia Militar durante os quatro anos de sua gestão, bem como ao Excelentíssimo Senhor Delegado de Polícia Federal Aldair da Rocha, que nos apoiou em todas as ações desenvolvidas pela Polícia Militar nos anos de 2011, 2012 e 2013, e ao Excelentíssimo Senhor General de Brigada Eliezer Girão Monteiro,  que nos apoiou em todas as ações desenvolvidas pela Polícia Militar no ano de 2014, principalmente no nosso maior desafio, que foi garantir a segurança da Copa do Mundo da FIFA de 2014, na Terra de Poti.

Agradecemos pela paciência, compreensão e abnegação de todos os Oficiais Superiores, Intermediários e Subalternos que exerceram cargos de Comando, Chefia ou Direção e que estiveram sob nosso comando, pois sem a gestão dos senhores e senhoras nada poderia ter sido realizado. Gostaria de agradecer  em especial ao dileto amigo Coronel PM Francisco Belarmino Dantas Júnior – Subcomandante Geral e Chefe do Estado-Maior que nos ladeou nessa grande jornada.

Agradecemos a todas as Praças (Sub-Tenentes, Sargentos, Cabos e Soldados) da ativa, da reserva e reformados. Recebam nossos cumprimentos militares, homens e mulheres de boa vontade, que envergam ou que envergaram com denodo o glorioso uniforme da Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Os senhores deram ao povo do Rio Grande do Norte, nesses últimos quatro anos e nove meses, demonstração de dedicação e disciplina, amor e competência nas missões de bem servir à sociedade norte-rio-grandense, espraiados em todos os rincões do nosso Estado, nas divisas com os Estados da Paraíba e Ceará, fazendo a polícia ostensiva. Muitos deram o seu sangue e a sua vida em holocausto, no cumprimento do dever.  A todos esses homens e mulheres, rendemos um tributo de gratidão, bem como a suas distinguidas famílias.

Jamais deixaremos de lutar por vocês, nem tampouco esqueceremos vocês, pois somos conscientes que a Polícia Militar é eterna, é imprescindível. Sempre houve e sempre haverá “uma mulher ou um homem fardado de braços abertos no meio da rua, para atender o cidadão”.

Hoje também desejamos prestar um preito de gratidão a todos aqueles que cooperaram com a grandeza de nossa Corporação, em especial aos Excelentíssimos Senhores Coronéis PM Valdomiro, Tavares, Luis Pereira, Altamiro, Mesquita, Gadelha, Josemar, Amaury, Reis, Balbino e Marcondes Comandantes Gerais, verdadeiros líderes que conduziram a Polícia Militar  em sua luminosa trajetória. A esses homens, nosso respeito e gratidão, por termos tido a honra insigne de servir sobre suas égides.

Foi uma grande satisfação e uma grande honra comandar a milícia de POTI e poder afirmar, como fez o Apóstolo Paulo, em Timóteo, capitulo 4, versículo 7, “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé”.

O advento da reserva traz nos nossos ouvidos os acordes de um toque de silêncio, anunciando a conclusão da ultima missão em serviço ativo. Estou muito feliz no dia de hoje, por ter a consciência do dever cumprido e ter visto diuturnamente, durante os quatro anos e nove meses que comandamos esta Secular Instituição,  o alvorecer da esperança, a alegria na face e o brilho nos olhos da maioria dos homens e mulheres que integram a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

Agora, minha gratidão ao meu pai José e a minha mãe Maria, por terem me orientado e educado para a vida. Sem vocês, eu não seria ninguém. Da mesma forma, minha gratidão à minha esposa e às minhas duas filhas, que compreenderam a minha ausência pela necessidade imperiosa do serviço.

Neste momento, conclamamos a todos, os integrantes da Corporação a cerrar fileiras em torno do novo Comandante Geral, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Cel PM Angelo Mário de Azevedo, cujos destinos da PMRN passamos às suas mãos nessa ocasião, augurando que Deus lhe dê a proteção e a inspiração que nos declinou. Da mesma forma, desejamos a Excelentíssima Senhora Doutora Kalina Leite Gonçalves – Secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social -muita sabedoria na gestão do sistema de Segurança Pública do nosso Estado e ao Excelentíssimo Senhor Doutor Robinson Faria – Governador do Estado – eleito pelo voto da maioria do povo do Rio Grande do Norte. Que Deus o proteja e o ilumine como Governante do nosso Estado e como Comandante Supremo da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

Finalizando, posso dizer a todas as autoridades constituídas do nosso Estado e principalmente ao povo do Rio Grande do Norte, que sempre estarei pronto para receber uma nova missão e trabalhar pensando no bem comum de toda a sociedade Potiguar.

Que Deus nos proteja, ilumine e guie todos nossos passos”.

 

Coronel Francisco Araújo

 

 

Outras Notícias