Companhia feminina da PM/RN completa 20 anos

 Na manhã desta quinta-feira(11/11/10), o Quartel do Comando Geral da PM/RN foi cenário para o evento em comemoração aos 20 de criação da Companhia...

 Na manhã desta quinta-feira(11/11/10), o Quartel do Comando Geral da PM/RN foi cenário para o evento em comemoração aos 20 de criação da Companhia Feminina da Polícia Militar do RN.

  A entrega da força feminina na Polícia Militar foi um marco para segurança pública do Estado, inserido a sensibilidade e a capacidade da mulher nas ações de combate a violência. Como todas as áreas da sociedade a segurança pública também precisa do papel singular da mulher, atuando em suas diversas atividades.  
  A história da participação feminina na PM/RN começou em 1987, quando duas oficiais foram inseridas na corporação, a Cel. Angelica e a Major Tereza, mulheres que abriram as portas para a criação da Companhia feminina da PM/RN em 1990. Naquele ano foram formadas 60 policiais, as primeiras mulheres que começaram a fazer a diferença na corporação.
Hoje são 213 policiais entre Oficiais e Praças, para a Capitão Edmeiry, Comandante da Companhia Feminina,um percentual ainda pequeno diante do universo de mais 8 mil homens na PM/RN "a força feminina na segurança pública é muito importante, mas ainda precisamos aumentar a participação da mulher. No último concurso em 2004 só foram convocadas 63 PMs femininas, e isso é um número pequeno diante do contigente masculino", declara a capitão.
  O Sgt Eliabe Marques, presidente da ASSPMBM-RN, colaborou com a organização da festa e esteve presente prestigiando o evento.
   Destacando o reconhecido que hoje a policial militar tem, a Sgt Denise enfatiza a importância de participar das entidades representativas como a ASSPMBM-RN, "acredito que é importante estarmos em todos os espaços,a associação é uma boa oportunidade de mostrar que também queremos participar da busca por melhorias", afirma a sargento. 
   E para a Sgt Marcia o importante é a pluralidade na corporação da Polícia Militar, " o ingresso da mulher na PM/RN  veio só a somar a corporação. E eu acredito que a maior conquista nesses 20 anos  foi a quebra do preconceito, pois fortaleceu a participação feminina no âmbito da segurança pública", destacou a sargento. 
  Participaram do evento o Secretário de Segurança Pública do Estado, Cristovão Praxedes, o Comandante da PM/RN, Coronel Araújo, a Delegada da Polícia Civil, Maria do Carmo, o Chefe da Diretoria de Ensino, Coronel Freitas e a Comandante da Companhia Feminina, Capitão Edmeiry. 
 
 
Fonte:
Assessoria de Imprens da ASSPMBM-RN
imprensa@asspmbm.org.br
84.8881-8828

 

Outras Notícias