Carnatal 2009: segurança contará com 6 mil policiais militares

Novidades neste ano, são a implementação de uma modalidade distinta de policiamento e a utilização de 100 bafômetros.     O Carnatal 2009...

Novidades neste ano, são a implementação de uma modalidade distinta de policiamento e a utilização de 100 bafômetros.

    O Carnatal 2009 contará com um efetivo de seis mil policiais militares nos quatro dias de folia. Na manhã desta segunda-feira (23), o Comando da Polícia Militar apresentou o plano de segurança para o evento quer reúne milhares de pessoas em Natal. A novidade neste ano, é implementação de uma modalidade distinta de policiamento.
 De acordo com o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Araújo Silva, será desenvolvido um trabalho de segurança crescente. “Ou seja, há momentos que vai ter um efetivo X e, com o passar das horas, nós vamos aumentando até chegar às 23h, quando teremos carga total de 1.500 policiais em todo o corredor da folia”.
 Essa quantidade diária de policiais representa seis mil homens trabalhando durante os quatro dias. Mesmo assim, coronel Araújo explicou que esse efetivo não irá atrapalhar o policiamento no restante da cidade.
 “Esse trabalho será feito por policiais que estavam de folga e são convocados. Inclusive, os novos oficiais e 700 novos soldados que concluíram curso neste mês irão trabalhar no Carnatal, como estágio”, completou.
  Para o diretor da Destaque Promoções, empresário Ricardo Bezerra, a segurança sempre é destaque no Carnatal. “A gente sempre tem uma expectativa muito boa quanto à segurança. Sabemos que é realizado um trabalho muito competente tanto pela Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, e a cada ano isso vem se desenvolvendo mais e, consequentemente, as ocorrências diminuíram”.
  Ricardo destacou ainda o sistema de câmeras de segurança que será usado nas vias de acesso ao Carnatal como forma de monitoramento e prevenção a crimes. “Esse sistema é de fundamental importante e tem ajudado bastante. Então, é manter o que vem sendo feito sempre procurando melhorar”, frisou.

Bafômetros
  Outra novidade neste ano é a intensificação no combate ao alcoolismo. O Comandante da Polícia Rodoviária Estadual, Coronel Ricardo Albuquerque, informou que houve um reforço na quantidade de bafômetros.
  “O CPRR dispõe hoje de 132 bafômetros e 100 deles serão usados na área do Carnatal, tanto no acesso quanto na saída do evento pelas principais vias, como Nascimento de Castro, Salgado Filho, São José e Jaguarari e na Mor Gouveia com Prudente de Morais”, disse.
  Ele explicou que nesses locais serão realizadas barreiras para tentar coibir o uso de bebidas alcoólicas. “Isso é novidade porque tínhamos apenas 8 bafômetros”. Coronel Ricardo destacou ainda que um trabalho intensivo será realizado nas áreas litorâneas junto aos foliões que freqüentam as praias durante o dia.
  A apresentação contou também com a participação do Corpo de Bombeiros. De acordo com o tenente-coronel Paulo Rogério Andrade Lima, a exemplo dos outros anos será desenvolvido um trabalho de prevenção de combate a incêndios e atendimento hospitalar.
  “Esse trabalho será intensificado nas arquibancadas. Serão distribuídos 10 grupos com seis bombeiros cada. No total, serão mais de 500 homens trabalhando por dia em todo o Carnatal”.
  O coronel destacou que um dos grandes problemas enfrentados pelos bombeiros são os casos de alcoolismo.
  “Nós já tivemos até caso de coma. Então a gente recomenda o não exagero. Até porque em um evento como o Carnatal é difícil fazer a remoção de uma pessoa que esteja passando mal até um hospital demanda tempo que pode trazer seqüelas permanentes”.
 

Site No Minuto

Publicado em 23/11/09

 

Fonte: No minuto - www.nominuto.com.br

Outras Notícias