Boletim Geral da PM publica Quadro de Acesso para militares estaduais

A lista de militares aptos a exercerem as atribuições funcionais hierarquicamente superiores chama atenção quanto ao diminuto número de 3º Sargentos sujeitos à promoção

O Boletim Geral da Polícia Militar do RN publicou nesta segunda-feira (13), o Quadro de Acesso para os militares estaduais. Prevista para ser divulgada ainda em agosto de 2012, a lista de militares do Quadro de Praças que passaram por seleção interna e apresentam as condições necessárias a serem promovidos às patentes de Subtenente, 1º Sargento Combatente e 2º Sargento revelou falhas quanto ao efetivo da Polícia Militar do Estado.

Na relação de militares, 201 1º sargentos estiveram listados para preencher as vagas de Subtenentes e 329 2º Sargentos, para a promoção a 1º Sargento Combatente. No entanto, na mesma relação publicada em Boletim Geral, apenas onze 3º sargentos estiveram relacionados para a promoção a 2º sargento. Número que, segundo o presidente da ASSPMBM/RN, sargento Eliabe Marques deveria ter uma demanda de cerca de 800 militares.  Ainda de acordo com o sargento, a  ausência de seleção interna para o preenchimento dessa patente militar, nos últimos 15 anos, tem trazido sérios riscos à qualidade da segurança pública oferecida à população.

“A falta de 3º sargentos na Polícia Militar do RN revela uma afronta a um dos pilares que regem toda a corporação, a hierarquia. Hoje, vemos cabos e soldados receberem essa atribuição, muitas vezes sem estarem devidamente preparados para exercer o papel de comando, já que não ganham para isso”, lamenta o presidente da ASSPMBM/RN. Para solucionar a escassez de efetivo característica dessa patente militar, o sargento Eliabe Marques reafirma a importância da aprovação da Lei de Promoção de Praças, projeto que está em tramitação junto ao Governo do Estado e concede aos militares estaduais do Quadro de Praças a perspectiva de ascensão funcional. 

Outras Notícias