ASSPMBM/RN participa de reunião com Subtenentes e Comando da PM

   Na manhã da quinta-feira, (21/06), o presidente da ASSPMBM/RN, Sargento Eliabe Marques, participou da reunião com os Subtenentes da PM-RN,  convocada pelo comandante...

   Na manhã da quinta-feira, (21/06), o presidente da ASSPMBM/RN, Sargento Eliabe Marques, participou da reunião com os Subtenentes da PM-RN,  convocada pelo comandante da PM, Coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva e que aconteceu no Quartel do Comando Geral.
  O objetivo do encontro foi tratar de assuntos de interesse da categoria como: transferência para reserva, subsídio, CHO, promoções.
   O Comandante sugeriu aos Subtenentes, que já somam 30 anos de serviço a PM,  a requerer reserva, pois não há previsão de CHO para este ano (2012), e com a implantação do subsídio esta garantida a paridade salarial entre ativos e inativos.  Existe um número significativo de 1º Sargentos esperando promoção, e estes foram os principais argumentos do comandante.
  Entretanto, os Subtenentes reivindicam a aprovação de uma lei,que garanta a promoção de 2º tenente à Subtenente para quem conte com 30 anos de efetivo serviço e 1 ano na graduação, seria a promoção tritenária, a exemplo do que já acontece na PM de Minas Gerais e outras Polícias do Brasil.
  No tocante ao subsídio, o comandante colocou que foi uma construção coletiva, que contou com a participação do governo, dos comandos da PM e da BM, e das Associações. Cel Araujo voltou  a garantir  mais uma vez que o subsídio será concretizado em julho. Depois da implantação do subsídio,  o Comandante Geral espera que alguns militares estaduais solicitem a transferência para a reserva remunerada, abrindo vagas no quadro de pessoal da Polícia Militar, principalmente para a graduação de Subtenente PM, dando possibilidade de ascensão profissional as demais graduações.
  Outro assunto abordado foi a seleção interna para Cabo e para Sargento, atualmente existem 911 vagas para Cabo e 829 para sargento, mas o comando aguarda autorização da governadora para realizar o certame.
  O Sargento Eliabe, que também participou da reunião, disse todos presentes que a relação das associações com o atual comando é de respeito e diálogo, " nosso compromisso com o dialogo não significa subserviência, omissão ou negligencia, pois na hora de defender o direito do policial, isso é feito com firmeza e isenção. Nós vamos está atentos e acompanhando a demanda reivindicada (promoção tritenária) pelos subtenentes, mas também é necessário o empenho e a participação de todos nesse processo", colocou o sargento.
  A Polícia Militar conta atualmente com 114 Subtenentes, incluindo todos os Quadro, na reunião compareceram 105. Informamos ainda que existem 44 vagas de Subtenentes combatentes para promoção em 21/08 próximo, mas para as demais graduações o número de vagas é mínimo e às vezes inexistentes como é o caso dos Primeiros Sargentos que conta com 33 excedentes.
  Também participaram da reunião o Coronel Francisco Belarmino Dantas Júnior, Subcomandante da PM, o Tenente Coronel André Gustavo de Morais Vespasiano Borges, Subdiretor de Pessoal da PM e o 1º Sargento Ivonaldo Marreiro da Silva, Diretor jurídico da ASSPMBM/RN.

Assessoria de Imprensa da ASSPMBM-RN
imprensa@asspmbmrn.org.br
84.3223-8601

 

Outras Notícias