ASSPMBM-RN participa de Audiência Pública na CMN sobre o Papel do município na Segurança Pública

   Na manhã desta quarta-feira (24), foi realizada uma audiência pública para discutir "O papel do município na segurança pública",...

   Na manhã desta quarta-feira (24), foi realizada uma audiência pública para discutir "O papel do município na segurança pública", pauta de iniciativa do vereador Heráclito Noé (PPS). O parlamentar se declara preocupado com a falta de políticas públicas sistêmicas e preventivas para a segurança nos municípios do RN inclusive na capital, “Falta a concepção das estratégias integradas na área de saúde, educação, cultura, lazer e planejamento urbano. A polícia deve agir com a prevenção e controle e não somente de modo corretivo como hoje acontece”, colocou o vereador.   

  Participaram da audiência lideres comunitários, parlamentares, representantes das polícias civil e militar, guarda municipal, sindicatos, e associações da Polícia Militar como a ASSPMBM-RN, que foi representanda pelo seu presidente Sargento Eliabe Marques.  Para o sargento a audiência é uma oportunidade importante na discussão de ações para segurança pública nos municípios , " Segurança pública não é só uma questão de polícia, e sim uma sintonia de órgãos que devem agir e promover ações de segurança pública em todos os âmbitos da sociedade. Deve ser uma política de Estado e não somente de governo, para que não haja investimentos momentâneos que esquecem do patrimônio maior da segurança que é o profissional", declarou o sargento.
    O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Araújo, declarou a nossa assessoria que achou muito válida a iniciativa do vereador Heráclito Noé, "Mostra a importância do papel que tem o município na segurança pública, porque a comunidade vive nos municípios. É importante a iniciativa do executivo municipal organizar junto com o Estado e com as Polícias civil e militar as ações de segurança", afirmou o Coronel. 
    Já a presidente da Associação de Delegados da Polícia Civil (Adepol), Ana Cláudia Saraiva, declarou que o crime se organiza em uma escala superior a organização dos municípios para prevenir e combater o crime. “A estrutura das delegacias não tem acompanhado o avanço da criminalidade. Temos 15 delegacias distribuídas nos bairros de Natal para cuidar de uma população que cresce desordenadamente", ressalta a delegada.
   E a Vereadora Sargento Regina, também presente a audiência, declarou sua parceria a iniciativa do colega parlamentar  e reafirmou seu compromisso com a defesa da segurança pública " Acredito que o município tem importante papel nessa área, por isso fiz um Projeto de lei, que está nas mãos da prefeita, que libera de licitação a compra de armas não letais para uso dos guardas municipais. Isso ajudará muito os operadores municipais a agir no combate a violência. Outra bandeira que irei levantar no meu mandato é a criação do centro de formação para a guarda municipal", colocou a vereadora. 
   
 
Fonte:
Assessoria de Imprensa da ASSPMBM-RN
imprensa@asspmbmrn.org.br
84.8881-8828

Outras Notícias