Anaspra discute pautas internas e se reúne com políticos e secretário de segurança

A diretoria da Associação Nacional de Praças (Anaspra) se reuniu nessa última segunda-feira (26), na sede recreativa da ACSPMBMES, em Jardim Camburi, no município...

A diretoria da Associação Nacional de Praças (Anaspra) se reuniu nessa última segunda-feira (26), na sede recreativa da ACSPMBMES, em Jardim Camburi, no município de Vitória - Espírito Santo. Durante todo o dia, os diretores discutiram assuntos internos da entidade e de interesse da Polícia Militar e Bombeiro Militar de vários estados, como por exemplo: fim da prisão administrativa, Ciclo Completo de Polícia, bem como representação política e temas visando melhorias e avanços para os praças de todo o país.

A ida da Anaspra para o Espírito Santo não se limitou apenas à reunião ordinária da entidade, as lideranças de representantes de praças foram à Assembleia Legislativa do ES e se reuniram com o deputado estadual Sandro Locutor. Da Ales, a comitiva seguiu para a sede da Sesp onde se reuniu com o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, André Garcia.

A reunião da Anaspra no ES refletiu a força da Associação de Cabos e Soldados e deixou claro que a entidade capixaba tem o apoio de uma associação nacional forte e expressiva. O presidente da Associação de Cabos e Soldados, uma das entidades fundadoras da Anaspra, Sargento Renato Martins, recepcionou todos os diretores da Associação Nacional de Praças e destacou que as associações devem seguir uma rotina administrativa. “É necessário continuamente, não só para este ano, a Anaspra buscar as entidades filiadas para não perder o laço com os Estados e fortalecer de fato a entidade”.

O presidente da Anaspra, Elisandro Lotin de Souza, enalteceu o trabalho realizado pela diretoria da ACSPMBMES que está dando suporte para os praças da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Espírito Santo. Lotin também avaliou positivamente a reunião da entidade nacional.

“Nós tivemos uma manhã inteira de debates e conseguimos avançar em muitas coisas e estamos elaborando um programa de atuação em Brasília. Realizamos esta reunião normalmente a cada dois meses nos Estados da federação justamente para mostrar a importância da Anaspra junto a entidade local e trabalhar as questões atinentes as nossas demandas nacionais”.

Elisando Lotin também destacou a importância da união da categoria militar e a necessidade de não esmorecer. “Mantenham a luta aqui. É fundamental essa unidade entre a categoria, seja para resistir ou seja para avançar em conquistas. Então, é importante ter a clareza de que existem duas entidades: a do Espírito Santo que representa muito bem os policiais e bombeiros capixabas e a nível nacional a Anaspra está à disposição da ACS e dos praças do Espírito Santo para continuar tocando esses debates que fizemos em Brasília em prol  do conjunto dos profissionais de segurança pública praças e de uma segurança pública melhor para todos”.

Situação do ES é pauta entre policiais de todo o Brasil

Segundo o presidente da Associação de Praças Militares Estaduais do Ceará, o advogado P. Queiroz, atualmente o Espírito Santo hoje vem sendo falado no meio dos policiais que buscam a dignidade humana.

“Nós somos promotores de dignidade humana e direitos humanos e ao mesmo tempo esses direitos são violados. Todos os dias em algum Estado, algum governo busca diminuir esse segmento de profissionais que é o Policial Militar e o Espírito Santo não fica para trás. Temos conhecimento de diversos procedimentos e o que temos presenciado é que o Estado tem sido muito perverso com os companheiros capixabas e nós viemos para dar esse apoio do ponto de vista solidário”, disse.

Queiroz também ressaltou que a vinda da Anaspra ao Estado também teve o objetivo de orientar os diretores da Associação de Cabos e Soldados neste momento de pós-movimento.

“Nós fomos agregando experiências após movimentos e períodos de “caças às bruxas” e estamos aqui no Espírito Santo com os companheiros da ACSPMBMES para orientá-los qual a melhor fórmula, a melhor solução para diminuir esse conflito que o governo do Estado impõe aos Policiais Militares”, afirmou Queiroz.

Próxima reunião da Anaspra

Os diretores da Associação Nacional de Praças deliberaram na tarde desta segunda-feira (26) a data da próxima reunião da entidade. O encontro acontecerá no dia 16 de abril em Brasília.

Fonte: ACS-PMBM/ES

Outras Notícias