Depois das ações do Outubro Rosa, voltado à prevenção do câncer de mama, eis que iniciamos o Novembro Azul, mês dedicado ao combate ao câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens e que representa 10% do total de todos os outros tipos. A campanha foi lançada oficialmente dia 1º, durante o 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro.
O principal foco da campanha é promover a conscientização dos homens para a realização do exame de próstata, principalmente aqueles com 50 anos ou mais, e ainda os de fatores de risco como histórico familiar e afrodescendência.
Por não apresentar sintomas em sua fase inicial, é de fundamental importância a visita regular ao urologista para exames de rotina. Ainda cercado por tabu entre os homens, o toque retal ainda é uma das formas mais eficientes de detectar alterações no tamanho da próstata.
Durante todo o mês, várias ações serão realizadas, com o objetivo de tirar dúvidas da comunidade masculina. Especialistas da Sociedade Brasileira de Urologia percorrerão o País fazendo palestras de orientação não só para os homens, mas para as mulheres também, já que são elas grandes incentivadoras para que os maridos procurem um médico.
Durante o lançamento do Novembro Azul do ano passado, foram passadas novas orientações e recomendações aos homens. Entre as principais estão: o aumento em cinco anos para a avaliação precoce da doença – 45 anos para homens com casos na família ou negros, e 50 anos para os demais; princípios básicos da prevenção do tumor; identificação de casos de câncer de próstata que têm baixa agressividade e que não necessitam de tratamento imediato; seleção individual da temperatura, ou seja, não existe tratamento padrão para todos os casos; atualização dos novos métodos terapêuticos que permitiram aumentar a sobrevida dos pacientes com melhor qualidade de vida.
Entre as muitas formas de prevenção do câncer de próstata, uma pode ser bem prática, simples e saborosa. O tomate pode, sim, prevenir a doença! Quem afirma é a nutricionista Fátima Nunes, ressaltando as propriedades benéficas do licopeno, carotenóide com funções anticancerígena, cardioprotetoras, antioxidantes, anti-inflamatórias, e antimutagênicas.
“O tomate contribui com 85% do total de licopeno ingerido ao dia. O consumo diário de tomate está associado diretamente com a elevação do licopeno no sangue e a diminuição da incidência de câncer de próstata. A prevenção baseia-se na diminuição da formação de radicais livres, elementos fundamentais para o desenvolvimento de qualquer tipo de câncer”, comenta a nutricionista.
De acordo com ela, o tomate contém 40 microgramas de licopeno/grama e o homem deve comer um tomate todos os dias para evitar ou prevenir o câncer de próstata. “Infelizmente os tomates recebem uma grande pulverização de agrotóxicos nas plantações e isso faz com que seu poder antioxidante seja reduzida. Quando você consome tomates orgânicos, o poder de prevenção é maior por conter mais licopeno — daí ser o cereja mais indicado, por ser orgânico e por isso ser mais eficaz na prevenção.”
Fonte: TN Online