PMs e Bombeiros realizam feijoada em frente à governadoria neste domingo (13)

Durante ação recreativa realizada no local onde praças estão acampados, militares e seus familiares discutiram demandas da segurança e demonstraram união

Titulares de associações representativas de praças, militares da polícia e corpo de bombeiros que estão acampados em frente à Governadoria, como forma de chamar atenção da população e pressionar o Estado sobre a urgência de mais investimentos na segurança pública, participaram de uma programação diferente neste domingo (13).  Aquartelados desde a última terça-feira (08) no Centro Administrativo, eles tiveram um dia de lazer, com atividades recreativas e uma feijoada que foi servida também no local.

“A ação teve como objetivo demonstrar ao Poder Público que a corporação está unida, coesa e cada vez mais forte em busca dos seus ideais”, explica o presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBM/RN), Eliabe Marques. Na ocasião, os militares estaduais participaram de um torneio de futebol, enquanto seus filhos participavam de jogos recreativos e degustavam churros, pipoca e algodão-doce, que também eram servidos em barraquinhas montadas no espaço.

Para o especialista em segurança pública, Ivênio Hermes, que também estava presente na confraternização, mobilizações como essa podem ser vistas como “fóruns sociais” e são fundamentais para o movimento de lutas. “Esse momento é importante, acima de tudo, para provocar ainda mais essa união, começando pelos praças. Isso é ótimo porque é a quantidade que vai demonstrar ao governo a insatisfação com o tratamento que é dado à segurança pública e ao profissional da segurança pública. Ao invés de ir só pra rua, se mobilizar, gritar e falar, a gente tem que se unir e mostrar que temos uma coesão, o que amplia significativamente a força”, avalia.

Integrante da diretoria da ASSPMBM/RN, a subtenente Célia Lins também compartilha dessa opinião. “É preciso pra que tenha a notoriedade, para que os responsáveis e gestores percebam a nossa ansiedade, que no caso aqui é o plano de cargos, carreiras e salários que nós já pleiteamos há bastante tempo” observa. “As deficiências da segurança pública estadual já tem sido observadas ao longo dos anos. É preciso que haja esse entendimento que eu sou uma formiguinha, mas preciso que todo o formigueiro esteja comigo, para dar suporte. Aqui ninguém está afrontando, posicionando contra autoridade A, B ou C, simplesmente pedindo respeito ao cidadão, seja ele militar, civil. Respeito à população”, destaca a pedagoga e blogueira de segurança pública Kézia Lopes. 

Há quatro dias que o soldado M. Ribeiro está acampado junto à esposa e dois filhos em frente à Governadoria. Para ele, a aprovação do Projeto de Lei de Promoção de Praças ainda não supre todas as deficiências da segurança pública, como falta de efetivo, por exemplo. “Os militares trabalham sobrecarregados, e muitas vezes, a população não tem conhecimento do grande volume de ocorrências diárias que enfrentam. A culpa dos altos índices de violência no RN não é dos policiais e sim de quem tem que fazer esse investimento. O governo atual, desde o início da gestão não investiu no setor. O que eles divulgam nas mídias são doações de outros estados, como as cinco mil pistolas que vieram de SP, armas que para os militares de lá já estavam ultrapassadas”, desabafa.

Outras Notícias