Elisandro Lotin, presidente da Anaspra, é finalista do Prêmio Viva 2018

O presidente da Associação Nacional de Praças (Anaspra) e diretor de Relações Públicas da Associação de Praças de Santa Catarina...

O presidente da Associação Nacional de Praças (Anaspra) e diretor de Relações Públicas da Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc), sargento Elisandro Lotin de Souza, é finalista do Prêmio Viva 2018. O prêmio Viva é uma inciativa da prestigiada Revista Marie Claire e do Instituto Avon pela vida de todas as mulheres, destinado a premiar homens e mulheres que se destacaram nessa luta.

Lotin foi um dos três indicados na categoria Ele por Elas para receber o Prêmio Viva do instituto Avon e da Revista Marie Claire, o qual visa colocar luz no trabalho de quem tenta romper o ciclo de crueldade que alcança milhares de mulheres ano a ano no país.

A indicação de Lotin se deve ao trabalho em defesa das mulheres tanto à frente da Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc) e da Associação Nacional de Praças (Anaspra).
 
Lotin foi responsável por organizar o 1º Seminário Mulheres da Segurança Pública, realizado em Santa Catarina, quando presidiu a Aprasc, e que contou com a participação de mulheres operadoras da segurança pública do Estado e do país.

Também fez um trabalho, junto ao deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT-MG), para incluir o crime de assédio moral no Código Penal Militar (Decreto-Lei 1.001/69), que afeta homens e mulheres, mas principalmente as mulheres, que são vítimas de assédio sexual nos quartéis, majoritariamente composto por homens.
 
O presidente da Anaspra também foi promotor da mesa de debate para discutir a questão da violência e do preconceito contra as mulheres na segurança publica durante o 13º Encontro Nacional de Entidades de Praças (Enerp) promovido pela associação nacional, quando participou também na qualidade de debatedor.

Segundo Lotin, o desafio de melhorar a situação das mulheres nos quartéis e delegacias começou após os resutados da pesquisa "As mulheres nas instituições policiais", na qual foram abordadas questões de discriminação e violência de gênero, carreira, mecanismos de proteção contra a violência de gênero ou discriminação.
 
A pedido da Anaspra, representada por Lotin, foi formado o grupo de trabalho instituído em portaria conjunta da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Secretaria Nacional de Reforma do Judiciário com o objetivo de desenvolver a cartilha orientativa sobre assédio sexual e moral, primeira ação para mudar a realidade mostrada pelos resultados da pesquisa "Mulheres nas instituições policiais".

"Temos feito, desde 2014, e principalmente a partir de 2015, um trabalho com relação à violência contra a mulher policial, em relação ao assédio moral, assédio sexual, entre outras violências e discriminações. Afinal, ao promover e equidade de gênero nos órgãos de segurança pública, estamos contribuindo para melhorar as relações de gênero em toda a sociedade, dada a importância das instituições de segurança pública para disseminação da cultura de igualdade de gênero", resume Lotin sobre a indicação.
 
Serão 21 finalistas e sete premiados nas categorias Saúde, Sociedade Civil, Revendedoras, Segurança, Justiça, Empreendedorismo e Ele por Elas. Os ganhadores serão escolhidos através de um júri de especialistas (composto por Laura Ancona; Nadine Gasman, da ONU Mulheres; Sueli Carneiro, do Geledés; Silvia Chakian, promotora de Justiça e Silvio Almeida, advogado) e através de votação popular - disponibilizada no site da revista, do dia 10 ao 16/11. 
 
A noite de premiação acontecerá no dia 22 de novembro, no Palácio Tangará, em São Paulo.
 
 
Mais informação no site da revista Marie Claire: https://revistamarieclaire.globo.com/Premio-Viva/noticia/2018/11/premio-viva-vote-em-quem-contribuiu-para-o-enfrentamento-violencia-contra-mulher-em-2018.html
 
** Link de votação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSek--0Q2ECA74-wSv7fl21qn0wRRHMdBMJ2PaIMqSzvxQ6_GA/viewform

Outras Notícias