Início » Interatividade » Notícias
19 de janeiro de 2018

Termo de Compromisso norteará ações junto aos policias e bombeiros militares

Termo de Compromisso norteará ações junto aos policias e bombeiros militares

Um dos objetivos a partir de agora é colocar em prática ações que visem incrementar o convívio entre o profissional militar estadual que atende o cidadão no dia a dia

O Termo de Compromisso e Acordo Extrajudicial firmado entre as associações representativas dos policiais e bombeiros militares com o Governo do Estado começou a ser cumprido com o pagamento dos salários de novembro e dezembro dos militares da ativa, reserva e pensionistas. O documento, no entanto, dispõe de diversos compromissos que dizem respeito à melhoria na qualidade do serviço prestado à população. Sobre este aspecto, o presidente da ASSPMBMRN, Eliabe Marques, garante que pretende se debruçar com dedicação na busca para melhorar a relação entre os militares e a população.

“Foi fundamental o apoio da população ao nosso movimento, para que alcançássemos o resultado que obtivemos. A construção foi conjunta, entre policiais e população. Agora, vamos buscar colocar em prática ações que visem incrementar o convívio entre o profissional militar que atende ao cidadão nas mais diversas situações do dia a dia”, esclarece Eliabe. A expectativa, de acordo com ele, é de construir uma polícia de proximidade e inaugurar um novo momento, onde as duas partes caminhem todas juntas com um mesmo objetivo, que é buscar uma segurança pública melhor para profissionais e população.

Para tanto, uma das iniciativas é preparar o policial e bombeiro militar para humanizar este contato, através de capacitações e materiais de orientação, como cartilhas, procedimentos que visem estreitar ainda mais os laços com o cidadão. “Queremos consolidar o Termo de Compromisso e o que está no papel se concretize. O policial está com uma motivação maior, com a autoestima elevada e precisamos fazer com que esse apoio da população ao nosso trabalho se perpetue, de modo que o ‘Segurança com Segurança’ se torne uma operação permanente. Não tem polícia forte sem o apoio do cidadão”, ressalta.

A ideia, de acordo com Eliabe Marques, é construir uma identidade visual para a Polícia Militar e instituir outra postura profissional também dentro das unidades policiais. Por exemplo, reforçar, entre os profissionais, a importância e a necessidade do exercício do trabalho com as condições legais e seguras e, principalmente, com dignidade. “Não podemos mais permitir que o policial militar vá para a rua com o colete vencido, saia empurrando o carro ou que retire do próprio bolso dinheiro para pagar o conserto das viaturas para que possa trabalhar, o PM terá que assumir outra postura em seu local de trabalho”, enfatiza Eliabe.

O Termo de Compromisso e Acordo Extrajudicial, que também foi assinado por instituições como Ministério Público, Assembleia Legislativa e OAB, será uma referência para nortear a agenda da ASSPMBMRN, bem como das demais associações que se dispõem a acompanhar com rigor os compromissos firmados no documento. “O acordo não foi entre os militares estaduais e Robinson Farias, foi com o Governo do Estado, portanto, independentemente de quem assumir o cargo lá na frente, terá que seguir com o compromisso”, aponta Eliabe Marques, presidente da ASSPMBMRN.


Share

Deixe seu comentário


Morada da PazClinicenterBio ReligarePargos ClubMa-Noa ParkInfortec - Cursos e formação profissional
Nutricionista Rarynna FonsecaFaculdade Maurício de NassauMilano ÓpticaEstácio PREVPRAG Saúde AmbientalInstituto Sagrada Familia