Rondônia passará a exigir curso superior para ingresso na PM

Para ingressar como soldado da PM, nos próximos concursos em Rondônia, será exigido diploma de curso superior, reconhecido pelo MEC, em qualquer área do conhecimento....

Para ingressar como soldado da PM, nos próximos concursos em Rondônia, será exigido diploma de curso superior, reconhecido pelo MEC, em qualquer área do conhecimento. Para ingressar como oficial, a exigência será o diploma de Direito, a exemplo do que ocorre em outros estados, como Santa Catarina. Os deputados estaduais aprovaram na sessão ordinária desta última terça-feira (20), os três projetos de iniciativa do Governo, que passam a estabelecer estas novas regras para ingresso nas carreiras de soldado e de oficial da Polícia Militar. Entidades representativas da corporação e policiais militares marcaram presença nas galerias da Assembleia, apoiando as matérias.

O projeto segue agora para a sanção do governador Confúcio Moura (PMDB). Os deputados apresentaram duas emendas ao projeto original, sendo uma assegurando que o Governo continue chamando os aprovados no último concurso da PM e outro estendendo a idade limite para 32 anos.

O resultado final significou um avanço extraordinário para a PMRO e CBMRO, segundo o vice-presidente da Associação dos oficiais Policiais e Bombeiros Militares de Rondônia (ASOF), capitão Washington, que acompanhou a votação na ALE-RO.

“Um histórico avanço para a Polícia e Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Rondônia. Vencemos uma batalha antiga. O resultado dela será sentido pela sociedade, que possuirá uma Polícia mais qualificada e madura nas ruas, com os novos policiais que irão ingressar na carreira, já com nível superior. Além de valorizar o trabalho dos Agentes de Segurança Pública, que já estão cumprindo seus deveres constitucionais de preservar a ordem pública, mesmo com o risco da própria vida. A vitória é da sociedade Rondoniense. Parabéns a todos!”, ressaltou o capitão Washington.

O Estado de Rondônia junta-se agora aos 17 (dezessete) Estados que já exigiam o curso de nível superior para o ingresso nas corporações militares estaduais.

Com informações do Jornal de Rondônia Vip e ASOF PM BM

Outras Notícias