Em reunião com Sesed, Associações pedem urgência em medidas de segurança e saúde para praças do RN

Encontro tratou sobre condições de trabalho dos mil soldados recém-formados e definiu retorno das aulas em EAD para conclusão dos CAS e CFS de 2020

Após deliberação feita na noite desta quinta-feira (09) sobre a falta de diálogo com o comando da PMRN, a ASSPMBMRN, em conjunto com as associações representativas de policiais e bombeiros militares, realizou reunião com o secretário de segurança, Francisco Canindé de Araújo, para solicitar medidas de urgência para garantir a segurança e saúde dos policiais militares do RN.

“Nós elencamos pontos de prioridade com os presidentes de todas as associações da capital e do interior na reunião de ontem e, diante da indisponibilidade do Comandante da PM por atestado médico, hoje levamos ao secretário de segurança alguns pleitos de urgência”, afirma a presidente em exercício da Associação, subtenente Márcia Carvalho.

Na pauta da reunião, foi requisitada a publicação das portarias de distribuição dos mil soldados recém-formados que têm cumprido uma espécie de "estágio" que ultrapassa o plano do 1º Curso de Formação de Praças, finalizado em novembro de 2020. De acordo com a subtenente, a programação submete os policiais a um regime de trabalho insalubre, com dois turnos de trabalho de segunda a sábado, sem ser fornecido o mínimo, como vale alimentação.

Também foi discutida a urgência na emissão das cédulas de identidade que permitirá a cautela de armamento aos novos policiais e foi pedida a abstenção da PMRN, por meio da Comissão de Promoção de Praças, da "equivocada interpretação” da disposição do Art. 15 da LC 515/2014, que tem prejudicado a ascensão dos policiais.

Na reunião ficou definida a suspensão das aulas presenciais e a retomada das atividades na modalidade EAD para a conclusão dos cursos de formação e aperfeiçoamento de sargentos, CAS 2020.1 e CFS 2020.2, para a segurança e saúde dos policiais participantes em virtude da pandemia da Covid-19. 

“Considero que nesse ano de pandemia houve entraves além do normal pela necessidade de distanciamento social, mas mesmo com a falta das atividades presenciais, a ASSPMBMRN segue se movimentando na luta pelos direitos dos policiais e bombeiros militares do RN, e após essas reuniões, afinamos estratégias e definimos prioridades para ser tratadas em 2021”, afirma a subtenente Márcia.

Estiveram presentes com o secretário de segurança os presidentes das associações representativas de policiais e bombeiros da capital e do interior, e a ASSPMBMRN, representada pela atual presidente em exercício e o presidente licenciado, subtenente Eliabe Marques.

Fonte: ASSPMBMRN

Outras Notícias