Associações se reúnem com o novo Comandante da PMRN

O Presidente da ASSPMBMRN, subtenente Eliabe Marques, apresentou as solicitações pendentes da categoria militar  A primeira reunião entre as entidades representativas dos...

O Presidente da ASSPMBMRN, subtenente Eliabe Marques, apresentou as solicitações pendentes da categoria militar 

A primeira reunião entre as entidades representativas dos Policiais e Bombeiros Militares do RN e o Coronel Osmar José Maciel de Oliveira, novo comandante da PMRN, aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (23), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. O objetivo foi expor e requerer as providências necessárias ao atendimento da pauta de solicitações dos Praças.  Além do comandante e os presidentes das Associações, também estiveram presentes na reunião as diretorias representativas da corporação.

As principais demandas discutidas em pauta foram: a realização imediata dos Cursos de Formação e Aperfeiçoamento; os pagamentos atrasados; a retirada dos PMs das unidades prisionais; a majoração da diária operacional; a extensão do vale alimentação para as cidades do interior; e o encaminhamento das Leis de Organização Básica, e de Ingresso à Assembleia Legislativa.

A realização dos Cursos de Formação foi o tópico discutido com mais urgência, já que é um condicionante para a promoção dos Praças. “Se não houver o curso de formação, consequentemente os colegas não serão promovidos”, ressaltou o presidente da ASSPMBMRN, subtenente Eliabe Marques.

Sobre isto, o Comando assumiu o compromisso de dar continuidade aos processos, iniciados na gestão passada, para efetivação de todos os cursos – Curso de Formação de Sargentos (CFS), de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), e ainda o de Habilitação de Oficiais (CHO). Este último, o IFRN através da Funcern, já tem a banca examinadora formada e está nos ajustes finais para o processo seletivo, informou o coronel Osmar Oliveira.

No tocante à promoção de 25 de agosto deste ano, o comandante disse que o processo está em andamento e a perspectiva é que seja divulgado em data oportuna. A qualquer momento o quadro de acesso será publicado no Boletim Geral.

Melhorias profissionais

Na questão da majoração das diárias operacionais e a Lei de Ingresso, o comandante colocou que a documentação está atualmente na Procuradoria Geral do Estado e em breve deve, ser encaminhados à Assembleia Legislativa do RN para apreciação dos deputados.

Sobre o pagamento dos retroativos, a representante da Diretoria de Finanças da PMRN, capitã Edmeire Cassiano, afirmou que a parte que compete a Policia Militar já foi cumprido e os processos foram devolvidos para a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan).

A retirada dos PMs do sistema prisional foi colocada durante a reunião, já que atualmente quase 600 policiais estão em desvio de função. “Os PMs estão carregando a Segurança Pública nas costas”, argumentou o subtenente Eliabe. No entanto, os policiais militares só poderão sair quando for concluída a seleção de novos agentes penitenciários – que está em andamento.

No geral as resoluções para as pautas ainda estão em espera. “Meu empenho será investigar, ir atrás disso aqui para ver o que podemos fazer, porque certas coisas estão agora fora do meu poder, e é onde reforçarei meu discurso convencedor”, concluiu o comandante.  Ele ainda deixou clara a intenção de sua chegada ao comando da PM: “incentivar o trabalho em equipe e a união de forças para melhorar a Segurança Pública do RN”.

Outras Notícias