Associações de praças decidem retomar mobilizações para denunciar falhas na segurança do RN

Em reunião realizada na tarde de hoje, titulares elaboraram novo calendário de atividades em defesa de melhores condições de trabalho para os militares estaduais

A partir da próxima semana, a segurança pública estadual será colocada em discussão de forma ainda mais intensa. Em resposta à ausência de prioridade do Poder Público no atendimento das urgentes demandas dos policiais e bombeiros militares do RN, titulares das associações representativas definiram um novo calendário de mobilizações para cobrar do Estado providências nesse sentido. A reunião foi realizada hoje à tarde, na sede da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros do RN (ASSPMBM/RN).

Além da aprovação do Projeto de Lei de Promoção de Praças, que permite a criação de um plano de carreira ao militar estadual, na lista de reivindicações apontadas pelas entidades estão o cumprimento da Lei de Subsídio, aprovada em 2012 e ainda não aplicada, o pagamento dos vencimentos compatíveis com as graduações dos militares, bem como do terço de férias e das diárias operacionais para esses profissionais.

As entidades planejam para o próximo dia 22, data em que será feita a entrega oficial do estádio Arena das Dunas para a Copa do Mundo, em evento que terá a presença da presidente Dilma Rousseff, realizar mais uma vez, um “abraço simbólico” em torno do estádio. A concentração será em frente à Associação de Cabos e Soldados (ACS), localizada na Av. Prudente de Morais e todos que se sentirem insatisfeitos com a segurança pública estadual estão convidados a participar. Já confirmaram presença na ocasião, entidades de praças também do interior do RN.

Para o dia 10 de fevereiro, as entidades organizam uma grande Assembleia Geral Unificada, com o intuito de discutir com policiais e bombeiros militares do RN, os próximos passos das mobilizações em defesa de melhores condições de trabalho. Na reunião, será sugerida a retomada mais forte da Operação Segurança com Segurança, que, em dezembro do ano passado, chegou paralisar as atividades de policiamento ostensivo em batalhões de diversas regiões da capital e do interior, além de constatar que 80% das viaturas operacionais do RN circulam em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

“O governo não está dando a devida atenção às nossas demandas. Por isso temos que reagir e lutar pela melhoria da segurança pública. Através das mobilizações, iremos mais uma vez mostrar às autoridades e à população a necessidade de valorização da classe”, declara o presidente da ASSPMBM/RN, Eliabe Marques.

Outras Notícias